metropoles.com

Depois do Flamengo, Jesus voltou a ser um treinador comum na Europa

Sucesso de Jorge Jesus no Brasil serviu para comprovar a disparidade tática que existe no futebol entre os continentes

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Fiúza/NurPhoto/Getty Images
SL Benfica v CS Maritimo – Primeira Liga
1 de 1 SL Benfica v CS Maritimo – Primeira Liga - Foto: Pedro Fiúza/NurPhoto/Getty Images

Na última quarta-feira, o Fenerbahçe de Jorge Jesus perdeu para o Dínamo de Kiev e o Mister voltou a ser eliminado ainda na fase de pré-Champions pela segunda vez em três anos. O retrospecto continental ruim reforça a tese de que, na Europa, Jorge Jesus sempre foi um treinador comum e nunca conseguiu chegar às primeiras prateleiras de sua profissão, tendo sucesso apenas dentro de Portugal.

No país natal, o técnico teve os melhores momentos na carreira com Sporting e Benfica, times tradicionais com mais investimento que os outros 15 clubes da primeira divisão.

Durante a passagem pelo Flamengo, o treinador português acumulou cinco títulos em 50 jogos. Jorge Jesus conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Supercopa e o Carioca. Os números são surpreendentes. Foram 38 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Por isso, não é surpresa que existam “viúvas” do Mister entre os torcedores do time Rubro-Negro até hoje.

Diferença entre os continentes

O sucesso de Jorge Jesus com o Flamengo serviu para provar aos mais saudosistas que a disparidade tática entre o Brasil e a Europa é enorme. No Velho Continente, o português nunca conseguiu dar o próximo salto na carreira. Dos 18 times que treinou, só conseguiu conquistar títulos em cinco clubes (Braga, Sporting, Benfica, Ah-Hilal e o clube da Gávea).

E, nos títulos conquistados por Sporting e Benfica, ele nunca conseguiu expandir seus territórios e sair de Portugal com algum troféu continental de relevância (perdeu duas finais da Liga Europa enquanto técnico das Águias). Confira os troféus conquistados pelo mister:

  • Benfica:
    • Primeira Liga: 2009–10, 2013–14 e 2014–15
    • Taça da Liga: 2009–10, 2010–11, 2011–12, 2013–14 e 2014–15
    • Taça de Portugal: 2013–14
    • Supertaça de Portugal: 2014
  • Sporting
    • Supertaça de Portugal: 2015
    • Taça da Liga: 2017–18

Está em decadência?

Desde que saiu do Flamengo rumo ao Benfica, o treinador vem colecionando fracassos. Jorge Jesus foi eliminado duas vezes em três anos na fase de playoffs da Champions League (e por times com menor investimentos.).

A demissão do Benfica veio de forma conturbada. Na segunda passagem de Jorge  Jesus pelo time português, antes de ir ao Fenerbahçe, equipe atual, terminou de forma vexatória. O técnico, que vinha balançando no cargo após a irregularidade da equipe, não resistiu após atrito com o elenco durante treino.

Medo de saltos maiores?

Em 2014, Jorge Jesus recusou a seleção portuguesa e disse que treinadores saem sem prestígio da equipe nacional. Dois anos depois, os lusos vieram a conquistar a Eurocopa. Mais recente, em março de 2022, e novamente com fala polêmica, o mister não aceitou o cargo de comandante no Everton. “Estou habituado a ganhar títulos, não jogos”, disse. O técnico de 68 anos não teve nenhuma conquista desde 2020, quando saiu do Flamengo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?