metropoles.com

Corinthians termina o primeiro turno do Brasileirão invicto

Esta é a primeira vez, desde que foi estabelecido o sistema de pontos corridos, que uma equipe consegue termina primeira fase sem perder

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Estado
CORINTHIANS X SPORT
1 de 1 CORINTHIANS X SPORT - Foto: Agência Estado

A vitória soberana do Corinthians sobre o Sport por 3 a 1, na noite deste sábado (5/8), no Itaquerão, foi o retrato da supremacia do time no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A equipe de Fabio Carille confirmou o título simbólico do turno de maneira invicta, algo inédito na história dos pontos corridos. Com 47 pontos, o time se isola com o maior número de pontos em um mesmo turno em todas edições da competição. A vitória também é importante na história do clube: são 34 jogos de invencibilidade, a segunda maior do clube centenário. Faltam três para igualar a série de 1957.

A vitória deste sábado também aumenta o otimismo para a segunda etapa do torneio. Das 14 edições do Campeonato Brasileiro, em 11 delas o campeão do primeiro turno levantou o troféu no final do ano.

O Corinthians vem acumulando recordes de maneira pragmática, simples e eficiente. Antes do início da partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo planejava usar a tática do Corinthians que, segundo ele, era aproveitar os erros do adversário. O plano não teve tempo de ser executado. Com apenas cinco minutos, o time da casa já havia criado uma grande chance de gol apenas apertando a marcação e obrigando a defesa ao rival. Após lançamento de Cássio, Rodriguinho exigiu grande defesa de Magrão. O gol saiu três minutos depois. Após grande jogada de Fagner, um dos melhores do time, Guilherme Arana finalizou de primeira: 1 a 0.

O Corinthians adotou o esquema vitorioso, já conhecido, mas difícil de ser neutralizado. O time permitiu que o Sport ficasse com a bola e apenas cercava, esperando o erro do rival para o contra-ataque. O time de Carille sabe que não precisa ficar sempre com a bola, basta ser efetivo quando surgir a oportunidade. Isso aconteceu novamente com menos de um minuto do segundo tempo. Aos 19 segundos, logo após a saída de bola, o meia Rodriguinho acertou uma belo chute no ângulo de Magrão.

Com o jogo absolutamente controlado, a equipe diminuiu o ritmo. Mesmo assim, conseguiu o terceiro gol em uma de suas jogadas características: as cobranças de escanteio. Aos 20 minutos, Pedro Henrique subiu sozinho e fez 3 a 0.

Mesmo quando o Corinthians errou, o rival não conseguia aproveitar. O atacante André desperdiçou duas oportunidades. Na primeira, finalizou fraco; na segunda, demorou para finalizar. O público, que começou a gritar “olé” aos 24 minutos do segundo tempo, fazia festa até nas substituições.

A torcida festejou a boa atuação de Clayson, de saída, e também a entrada de Pedrinho, xodó dos torcedores. Nem o gol do Sport, em um grande chute de longe de Thallyson aos 37 minutos do segundo tempo, interrompeu a festa.

Como o jogo com a Chapecoense foi adiado, o Corinthians só voltará a jogar em 19 de agosto, quando vai receber o Vitória, no Itaquerão. Já o Sport estacionou nos 28 pontos e pode perder o sexto lugar na sequência da rodada. No dia 13, receberá a Ponte Preta, na Ilha do Retiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?