Após a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo para a Croácia nos pênaltis, Neymar caiu desolado no gramado. Ao lado de outros jogadores do Brasil, o camisa 10 foi um dos que pareceu mais devastados com a queda.
Neymar marcou o único gol do Brasil no empate por 1 x 1, aos 16 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Depois, a Croácia empatou aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.
O jogador do PSG já declarou que a Copa do Mundo do Catar deve ser a última da carreira. Em 2026, o atleta terá 34 anos de idade.
A eliminação para a Croácia é a terceira na carreira de Neymar em Copas. Em 2014 e 2018, o camisa 10 também se despediu nas quartas de final.
Na Copa do Mundo no Brasil, não jogou a semifinal, 0 7 x 1, por conta de uma lesão na coluna sofrida após falta feita pelo colombiano Zuñiga. Já em 2018, caiu nas quartas de final junto com o Brasil, eliminado pela Bélgica ao perder por 2 x 1.