metropoles.com

Estados Unidos conquistam o 4º título no Mundial Feminino

Megan Rapinoe e Lavelle fizeram os gols da vitória norte-americana. As holandesas lutaram, mas não seguraram o tetracampeonato

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
United States of America v Netherlands : Final – 2019 FIFA Women’s World Cup France
1 de 1 United States of America v Netherlands : Final – 2019 FIFA Women’s World Cup France - Foto: Getty Images

A seleção norte-americana provou sua grandeza diante das adversárias. Teve paciência, organização e força para buscar os gols. O primeiro saiu de pênalti marcado pelo VAR e cobrado pela capitã Megan Rapinoe. O segundo entrou no cantinho direito do gol de Van Veenendaal. O apito final marcou também o fechamento da Copa do Mundo 2019. As jogadores dos Estados Unidos, com a bandeira do país enrolada no corpo, choraram e comemoraram como se fosse um título inédito.

O jogo foi truncado. As holandesas entraram para jogar na defesa e esperar pela oportunidade de contra-ataque, que nunca apareceu. As campeãs tiveram 53% de posse de bola e chutaram 17 vezes na meta de uma goleira que defendeu oito das 10 bolas que foram na direção do gol. A Holanda, que disputou pela 2ª vez uma Copa, saiu de cabeça erguida rumo aos próximos desafios.

Jogadores holandeses, como o zagueiro campeão da Liga dos Campeões, Virgil Van Dijk, e até a conta da lenda Johan Cruyff postaram no Twitter mensagens de apoio às mulheres. Memphis Depay, do Lyon, escreveu: “A seleção feminina da Holanda vai fazer história hoje!”

O jogo
Primeiros 10 minutos de partida sem nenhuma finalização. Os Estados Unidos começaram controlando o jogo, valorizando a posse de bola. A tática inicial da Holanda foi estudar a estratégia norte-americana, marcar e contra-atacar quando apareciam espaços.

Vinte minutos de jogo e as goleiras seguiam sem sujar o uniforme. Nenhum chute a gol. A primeira tentativa real de gol saiu depois de cobrança de escanteio norte-americano. A bola sobrou para a volante Ertz, que acertou um voleio de primeira e forçou a goleira holandesa a fazer a defesa.

A muralha laranja mecânica atrás do gol da Van Veenendaal estava sendo projetada dentro de campo. A defesa da Holanda conseguia anular o ataque mais poderoso desta Copa do Mundo. Bloodworth jogou de igual para igual no 1 x 1 contra a Alex Morgan, sem dar espaços.

Aos 37 minutos a bola chorou, mas não entrou! Van Veenendaal precisou defender em dois tempos o chute da Morgan. No lance seguinte, mais um duelo entre a atacante e a goleira. Morgan dominou na entrada da área e acertou forte finalização para outra defesa da goleira holandesa.

0

2º tempo
A primeira etapa, depois de longos minutos sem chutes a gol, terminou com o total de oito finalizações, sendo sete dos Estados Unidos, quatro delas no gol. A goleira Van Veenendaal estava sendo a melhor jogadora da partida.

O VAR fez sua primeira intervenção quando uma atleta holandesa levantou demais o pé e acabou acertando Alex Morgan dentro da área. A juíza foi chamada pelo árbitro de vídeo e decidiu marcar pênalti a favor das norte-americanas. A capitã, Megan Rapinoe, pediu a bola e converteu a cobrança.

A Holanda não demorou para dar resposta. Três minutos após o gol adversário, a craque Miedema deixou as marcadoras para trás, mas quando entrou na área acabou perdeu para as zagueiras americanas.

O segundo dos Estados Unidos saiu após chute de Lavelle, forte e no canto esquerdo da goleira holandesa. Indefensável.

Mesmo com a derrota, Van Veendenvaal poderia ter sido eleita a craque do jogo — Rapinoe recebeu o prêmio. Em mais uma grande chance dos Estados Unidos, ela estava bem colocada na hora da finalização da lateral Dunn.

Os Estados Unidos ainda tiveram a chance de ampliar o placar, principalmente com a atacante Heath, que perdeu chances reais de matar o jogo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?