Estados Unidos conquistam o 4º título no Mundial Feminino

Megan Rapinoe e Lavelle fizeram os gols da vitória norte-americana. As holandesas lutaram, mas não seguraram o tetracampeonato

Getty ImagesGetty Images

atualizado 07/07/2019 18:11

A seleção norte-americana provou sua grandeza diante das adversárias. Teve paciência, organização e força para buscar os gols. O primeiro saiu de pênalti marcado pelo VAR e cobrado pela capitã Megan Rapinoe. O segundo entrou no cantinho direito do gol de Van Veenendaal. O apito final marcou também o fechamento da Copa do Mundo 2019. As jogadores dos Estados Unidos, com a bandeira do país enrolada no corpo, choraram e comemoraram como se fosse um título inédito.

O jogo foi truncado. As holandesas entraram para jogar na defesa e esperar pela oportunidade de contra-ataque, que nunca apareceu. As campeãs tiveram 53% de posse de bola e chutaram 17 vezes na meta de uma goleira que defendeu oito das 10 bolas que foram na direção do gol. A Holanda, que disputou pela 2ª vez uma Copa, saiu de cabeça erguida rumo aos próximos desafios.

Jogadores holandeses, como o zagueiro campeão da Liga dos Campeões, Virgil Van Dijk, e até a conta da lenda Johan Cruyff postaram no Twitter mensagens de apoio às mulheres. Memphis Depay, do Lyon, escreveu: “A seleção feminina da Holanda vai fazer história hoje!”

O jogo
Primeiros 10 minutos de partida sem nenhuma finalização. Os Estados Unidos começaram controlando o jogo, valorizando a posse de bola. A tática inicial da Holanda foi estudar a estratégia norte-americana, marcar e contra-atacar quando apareciam espaços.

Vinte minutos de jogo e as goleiras seguiam sem sujar o uniforme. Nenhum chute a gol. A primeira tentativa real de gol saiu depois de cobrança de escanteio norte-americano. A bola sobrou para a volante Ertz, que acertou um voleio de primeira e forçou a goleira holandesa a fazer a defesa.

A muralha laranja mecânica atrás do gol da Van Veenendaal estava sendo projetada dentro de campo. A defesa da Holanda conseguia anular o ataque mais poderoso desta Copa do Mundo. Bloodworth jogou de igual para igual no 1 x 1 contra a Alex Morgan, sem dar espaços.

Aos 37 minutos a bola chorou, mas não entrou! Van Veenendaal precisou defender em dois tempos o chute da Morgan. No lance seguinte, mais um duelo entre a atacante e a goleira. Morgan dominou na entrada da área e acertou forte finalização para outra defesa da goleira holandesa.

2º tempo
A primeira etapa, depois de longos minutos sem chutes a gol, terminou com o total de oito finalizações, sendo sete dos Estados Unidos, quatro delas no gol. A goleira Van Veenendaal estava sendo a melhor jogadora da partida.

O VAR fez sua primeira intervenção quando uma atleta holandesa levantou demais o pé e acabou acertando Alex Morgan dentro da área. A juíza foi chamada pelo árbitro de vídeo e decidiu marcar pênalti a favor das norte-americanas. A capitã, Megan Rapinoe, pediu a bola e converteu a cobrança.

A Holanda não demorou para dar resposta. Três minutos após o gol adversário, a craque Miedema deixou as marcadoras para trás, mas quando entrou na área acabou perdeu para as zagueiras americanas.

O segundo dos Estados Unidos saiu após chute de Lavelle, forte e no canto esquerdo da goleira holandesa. Indefensável.

Mesmo com a derrota, Van Veendenvaal poderia ter sido eleita a craque do jogo — Rapinoe recebeu o prêmio. Em mais uma grande chance dos Estados Unidos, ela estava bem colocada na hora da finalização da lateral Dunn.

Os Estados Unidos ainda tiveram a chance de ampliar o placar, principalmente com a atacante Heath, que perdeu chances reais de matar o jogo.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo58
W D W W W
2Palmeiras50
W D D L W
3Santos48
D W W W D
4Corinthians43
W W D D L
5São Paulo43
L D W D W
6Grêmio41
W L D W W
7Internacional39
L D D L D
8Bahia38
W W L D L
9Goiás36
W W W L W
10Athletico-PR35
W D W D L
11Atlético-MG31
W L D L L
12Vasco31
L W L D W
13Botafogo30
L L L W L
14Fluminense29
D W W D W
15Fortaleza28
L W L W L
16Ceará26
D L L L W
17CSA25
L L W W L
18Cruzeiro22
D L D D D
19Avaí17
L L L D L
20Chapecoense16
D L L L D
Últimas notícias