metropoles.com

Copa América: em noite de VAR, Brasil fica no 0 x 0 com a Venezuela

A Seleção Brasileira chegou a marcar três gols na partida em Salvador, mas o árbitro anulou todos. Classificação fica para a última rodada

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/Getty Images
David Neres
1 de 1 David Neres - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Depois de superar a Bolívia na estreia da Copa América, por 3 x 0, a Seleção Brasileira buscava deixar o campo do Estádio Fonte Nova, na noite desta terça-feira (18/06/2019), contra a Venezuela, já classificada para as quartas de final da competição — o time comandado por Tite ainda volta a campo no próximo sábado, contra o Peru, para encerrar a fase de grupos. Não deu. Com três gols anulados — dois com o auxílio do VAR –, o anfitrião ficou no 0 x 0 contra os venezuelanos e agora divide a liderança do Grupo A com o Peru, com 4 pontos.

Embora tenha iniciado a partida em busca de um gol rápido, a Seleção Brasileira não conseguiu furar o bloqueio venezuelano. Depois de um primeiro tempo de muita posse de bola, mas poucas oportunidades de balançar a rede adversária, o 0 x 0 persistiu no placar — Firmino teve um gol anulado após falta no defensor.

O segundo tempo foi uma cópia dos 45 minutos  iniciais. Com Gabriel Jesus na vaga de Richarlison,  a equipe brasileira passou a tentar mais as jogadas pelo meio, mas também sem sucesso.

Outro gol brasileiro saiu aos 12 minutos, mas após a comemoração, o árbitro de vídeo entrou em ação e flagrou o atacante Gabriel Jesus em posição irregular: 0 x 0. Tite tentou um fato novo e promoveu as entradas de Fernandinho e Everton Cebolinha.

Aos 41 minutos, o zero sumiu novamente do placar. Philippe Coutinho marcou após bela jogada de Everton, mas o árbitro achou novo impedimento.

O empate sem gols persistiu no placar até o final, o que provocou protesto da torcida presente na Fonte Nova. Os comandados de Tite deixaram o campo sob vaias.

 

O jogo
A pressão do Brasil não rendeu grandes oportunidades de gol no início, mas, aos 16 minutos, Richarlison invadiu a área, bateu cruzado e obrigou o goleiro Fariñez a fazer grande defesa.

0

O troco da Venezuela veio dois minutos depois. Em um raro contra-ataque, Herrera ganhou pela direita e cruzou na cabeça de Rondón. O atacante testou firme, mas a bola passou à direita do gol de Alisson.

O time visitante chegou a equilibrar o confronto, mas foi novamente o Brasil quem chegou com perigo. Aos 28 minutos,  o lateral-esquerdo Filipe Luís cruzou na entrada da área.  Philippe Coutinho tentou pegar de primeira, mas o que era para ser um golaço terminou em uma clássica furada.

O gol brasileiro saiu aos 37 minutos, mas nem houve comemoração. O árbitro Julio Bascuñan encontrou uma falta de Roberto Firmino sobre o zagueiro venezuelano e anulou o lance.

Sem muita inspiração de ambas as equipes, o primeiro tempo do duelo na Fonte Nova terminou sem gols.

Insatisfeito com o desempenho ofensivo da Seleção na primeira etapa, o técnico Tite mexeu no intervalo: saiu Richarlison e entrou Gabriel Jesus. Desta forma, Roberto Firmino foi para a direita e Jesus assumiu o comando de ataque.

O time brasileiro passou a forçar mais as jogadas pelo meio, mas também sem resultado efetivo. A melhor jogada saiu aos 11 minutos, quando Gabriel Jesus aproveitou passe de Firmino, arriscou de longe, mas a bola passou à esquerda do goleiro Fariñez. Um minuto depois, o camisa 9 conseguiu furar a defesa rival e abriu o placar. Após consultar o árbitro de vídeo, porém, o juiz Julio Bascuñan entendeu que o atacante estava em posição irregular e invalidou mais um gol do Brasil.

Entre as duas boas chances de gol do Brasil, o técnico Tite mudou a equipe mais uma vez. Fernandinho entrou no lugar de Casemiro, que já tinha cartão amarelo.

Presente em bom número, a torcida brasileira cobrou a entrada do jovem Everton, o Cebolinha. Não demorou muito para o técnico Tite acatar a sugestão e promover a entrada do jogador do Grêmio.

0

O jovem colocou fogo na partida e conseguiu encontrar Gabriel Jesus, aos 41 minutos, em condições de abrir  o placar. Houve nova comemoração em Salvador, mas o árbitro encontrou mais um impedimento. E assim terminou a segunda partida do Brasil na Copa América 2019.

Público
Ao contrário dos jogos da primeira rodada — nos quais as arquibancadas ficaram vazias –, a presença da torcida no Estádio Fonte Nova agradou nesta noite de terça-feira. O público pagante anunciado foi de 39.622 pessoas, para uma renda de R$ 8.734.480,00.

Compartilhar notícia