metropoles.com

Copa América: Colômbia bate Catar e confirma vaga na segunda fase

Gol de Zapata na reta final da partida dá aos colombianos um lugar nas quartas de final da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Twitter/Reprodução
Colômbia-x-Catar
1 de 1 Colômbia-x-Catar - Foto: Twitter/Reprodução

A Colômbia precisou lutar muito para derrotar o Catar, por 1 x 0 nesta quarta-feira (19/06/2019) à noite, no Estádio do Morumbi, em São Paulo pela segunda rodada do Grupo B da Copa América. Com o resultado o time sul-americano chegou a seis pontos e garantiu a classificação para as quartas de final da competição. O time convidado da organização segue com apenas um ponto. Na próxima rodada, no domingo (22/06/2019), a Colômbia encara o Paraguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Catar, por sua vez, terá pela frente a Argentina, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

O jogo
A partida começou com as duas equipes procurando o ataque. Com dribles, infiltrações e lançamentos, em menos de um minuto cada equipe já havia assustado seu adversário uma vez. Aos 4, a Colômbia até chegou ao gol anulado, mas viu o tento ser anulado após Roger Martinez ser flagrado em posição irregular no lance.

O bom futebol do Catar, com toque de bola consciente, animou a pequena torcida no Morumbi. “Aos gritos de Olê, olê, olê, olê, Catar, Catar…”, os catarianos, juntamente com alguns brasileiros, foram os mais ouvidos no começo do jogo.

O Catar, porém, não conseguiu manter a mesma produção e a Colômbia passou a dominar a posse de bola. Aos 13, a Colômbia teve grande chance de abrir o placar. Roger Martinez escapou pela direita e cruzou para James Rodríguez que perdeu um gol incrível, ao cabecear, sozinho, para fora. Aos 16, Cuadrado, em bom chute de fora da área, obrigou Alsheeb a fazer boa defesa. O Catar só voltou ao campo de ataque aos 34 minutos, quando Afif fez boa jogada pela esquerda, mas bateu fraco para a defesa fácil de Ospina.

A Colômbia voltou a pressionar no início do segundo tempo, insistindo nas bolas alçadas na área. Em uma delas, a bola sobrou para Roger Martínez, que encheu o pé. A bola bateu na zaga e o juiz deu pênalti, anulado posteriormente em atuação do VAR. Por conta da análise do lance, o jogo ficou parado por cerca de três minutos.

Os colombianos tiveram duas boas chances. A primeira em cabeçada de Mina para fora. A segunda com Roger Martínez, quando Alsheeb fez bela defesa. O Catar, com grande apoio de sua pequena, mas barulhenta torcida, fez Ospina trabalhar, após finalização de Hatem. Os sul-americanos tiveram a chance mais clara do jogo até então, aos 19 minutos, mais uma vez com Roger Martinez, mas Alsheeb fez grande defesa. O goleiro voltou a aparecer em nova cabeçada de Mina, aos 26 minutos.

Em melhor momento na partida, a Colômbia apertou a marcação, mas seus jogadores mostraram nervosismo por não marcarem o gol. O Catar começou a querer ganhar tempo em todas as cobranças e faltas sofridas. Depois de muita insistência, a Colômbia conseguiu o gol, aos 40 minutos. James Rodríguez fez lançamento de trivela e Zapata subiu para testar firme, sem chances para Alsheeb: 1 x 0. Valente, o Catar ainda assustou com Hassan, aos 44 minutos, mas a maior técnica e experiência colombiana prevaleceram e o placar acabou sendo justo.

 

Ficha técnica:

Colômbia: Ospina; Medina (Arias), Mina, Davinson e Tesillo; Barrios, Uribe, Cuadrado (Falcao) e James Rodríguez; Zapata e Roger Martínez (Luis Diaz). Técnico: Carlos Queiroz.
Catar: Alsheeb; Pedro Correia, Hisham, Hassan e Salman; Madibo, Khoukhi e Haydos (Doozandeh); Hatem (Boudiaf), Afif e Ali. Técnico: Felix Sanchez.
Gol: Zapata, aos 40 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Alexis Herrera (VEN).
Cartões amarelos: Hassam, Madibo, Pedro Correia, Uribe.
Renda: R$ 5.385.300,00.
Público pagante: 22.079 (24.762 no total).
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?