metropoles.com

Clubes brasileiros se movimentam com reforços para 2022

Times iniciam a nova temporada se mexendo e movimentando seus elencos. Veja um panorama por regiões

atualizado

Compartilhar notícia

Fran Santiago – UEFA/UEFA via Getty Images
Paulo Sousa
1 de 1 Paulo Sousa - Foto: Fran Santiago – UEFA/UEFA via Getty Images

Os times brasileiros começam 2022 se movimentando no mercado. Com campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores, as equipes nacionais reforçam seus elencos.

Veja por regiões como está o movimento das equipes, quem já chegou e quem pode chegar para a atual temporada:

Rio de Janeiro

Os times da cidade maravilhosa têm atuações distintas no mercado. O Fluminense tomou as rédeas e assumiu o papel de protagonista entre os clubes do Rio.

O Tricolor anunciou Abel Braga como novo treinador e investiu em nomes como Felipe Melo, Willian Bigode, o lateral Mario Pineida e o zagueiro David Duarte. O atacante Germán Cano também deve ser anunciado. O Flu também está perto de fechar com o meia Nathan, do Atlético-MG.

O Flamengo ainda não fechou a contratação de jogadores, mas se reforçou no comando técnico, fechando com o português Paulo Sousa. Se teve atuação pesada nas últimas janelas, o Rubro-negro mantém uma postura mais reservada. O nome de Philippe Coutinho é especulado na Gávea, assim como o goleiro Neto, companheiro do meia no Barcelona.

Postura também adotada pelo Botafogo, que se mexeu nos bastidores e deve oficializar o acordo com John Textor para tornar-se uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Único time fora da Série A em 2022, o Vasco negocia com o atacante Raniel, ex-Santos.

São Paulo

Os clubes paulistas também se mexeram. O Palmeiras trouxe um pacote de reforços com as chegadas do goleiro Marcelo Lomba, do meia Eduardo Atuesta e do centroavante Rafael Navarro. O time ainda deve anunciar mais jogadores em janeiro.

O Corinthians anunciou o retorno do volante Paulinho. O Santos tem uma atuação mais discreta. O clube praiano anunciou o zagueiro Eduardo Bauermann, que disputou o Brasileirão pelo América-MG.

O São Paulo vem se reforçando e trouxe jogadores como o lateral Rafinha e o meia Alisson, vindos do Grêmio. Quem também chega é o goleiro Jandrei. O time mira em outro nome do clube gaúcho: Douglas Costa.

Galo e raposa sem técnico

Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro iniciam a temporada sem treinador. O Galo negocia para substituir Cuca no comando do time, com os portugueses Jorge Jesus e Carlos Carvalhal na mira. O time mineiro fechou a contratação do atacante Ademir, destaque do rival América-MG

O Cruzeiro demitiu Vanderlei Luxemburgo e ainda não anunciou seu substituto. O uruguaio Paulo Pezzolano é o favorito à vaga. Na Libertadores 2022, o América-MG contratou o zagueiro Iago Maidana e o meia Índio Ramirez, que jogou no Bahia em 2021.

Mais negociações

No Sul, o Internacional acertou a contratação do técnico uruguaio Alexander Medina. Dentro de campo, nomes como Nikão e Marinho são especulados. O Grêmio, que disputará a Série B em 2022, acertou a renovação de Diego Souza e trouxe o zagueiro Bruno Alves e o lateral Orejuela, ambos do São Paulo, e o lateral Nicolas (Athletico-PR) e o atacante Janderson, do Atlético-GO.

O Ceará também se reforçou, com o lateral Nino Paraíba, ex-Bahia, como um dos destaques. O Fortaleza, rival do Vozão, deve manter a base da equipe de 2021, novamente sob o comando de Juan Vojvoda.

O Cuiabá se mexeu bastante no mercado, com o meia Rodriguinho liderando os novos reforços.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?