Clubes brasileiros se movimentam com reforços para 2022

Times iniciam a nova temporada se mexendo e movimentando seus elencos. Veja um panorama por regiões

atualizado 04/01/2022 10:45

Paulo SousaFran Santiago - UEFA/UEFA via Getty Images

Os times brasileiros começam 2022 se movimentando no mercado. Com campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores, as equipes nacionais reforçam seus elencos.

Veja por regiões como está o movimento das equipes, quem já chegou e quem pode chegar para a atual temporada:

Rio de Janeiro

Os times da cidade maravilhosa têm atuações distintas no mercado. O Fluminense tomou as rédeas e assumiu o papel de protagonista entre os clubes do Rio.

O Tricolor anunciou Abel Braga como novo treinador e investiu em nomes como Felipe Melo, Willian Bigode, o lateral Mario Pineida e o zagueiro David Duarte. O atacante Germán Cano também deve ser anunciado. O Flu também está perto de fechar com o meia Nathan, do Atlético-MG.

O Flamengo ainda não fechou a contratação de jogadores, mas se reforçou no comando técnico, fechando com o português Paulo Sousa. Se teve atuação pesada nas últimas janelas, o Rubro-negro mantém uma postura mais reservada. O nome de Philippe Coutinho é especulado na Gávea, assim como o goleiro Neto, companheiro do meia no Barcelona.

Postura também adotada pelo Botafogo, que se mexeu nos bastidores e deve oficializar o acordo com John Textor para tornar-se uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Único time fora da Série A em 2022, o Vasco negocia com o atacante Raniel, ex-Santos.

São Paulo

Os clubes paulistas também se mexeram. O Palmeiras trouxe um pacote de reforços com as chegadas do goleiro Marcelo Lomba, do meia Eduardo Atuesta e do centroavante Rafael Navarro. O time ainda deve anunciar mais jogadores em janeiro.

O Corinthians anunciou o retorno do volante Paulinho. O Santos tem uma atuação mais discreta. O clube praiano anunciou o zagueiro Eduardo Bauermann, que disputou o Brasileirão pelo América-MG.

O São Paulo vem se reforçando e trouxe jogadores como o lateral Rafinha e o meia Alisson, vindos do Grêmio. Quem também chega é o goleiro Jandrei. O time mira em outro nome do clube gaúcho: Douglas Costa.

Galo e raposa sem técnico

Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro iniciam a temporada sem treinador. O Galo negocia para substituir Cuca no comando do time, com os portugueses Jorge Jesus e Carlos Carvalhal na mira. O time mineiro fechou a contratação do atacante Ademir, destaque do rival América-MG

O Cruzeiro demitiu Vanderlei Luxemburgo e ainda não anunciou seu substituto. O uruguaio Paulo Pezzolano é o favorito à vaga. Na Libertadores 2022, o América-MG contratou o zagueiro Iago Maidana e o meia Índio Ramirez, que jogou no Bahia em 2021.

Mais negociações

No Sul, o Internacional acertou a contratação do técnico uruguaio Alexander Medina. Dentro de campo, nomes como Nikão e Marinho são especulados. O Grêmio, que disputará a Série B em 2022, acertou a renovação de Diego Souza e trouxe o zagueiro Bruno Alves e o lateral Orejuela, ambos do São Paulo, e o lateral Nicolas (Athletico-PR) e o atacante Janderson, do Atlético-GO.

O Ceará também se reforçou, com o lateral Nino Paraíba, ex-Bahia, como um dos destaques. O Fortaleza, rival do Vozão, deve manter a base da equipe de 2021, novamente sob o comando de Juan Vojvoda.

O Cuiabá se mexeu bastante no mercado, com o meia Rodriguinho liderando os novos reforços.

 

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias