Clássico! São Paulo e Palmeiras retomam Brasileirão em grande estilo

O Tricolor Paulista busca engrenar de vez na competição, enquanto os palmeirenses, envolvidos em várias competições, devem vir com mudanças

Cesar Grego/Ag Palmeiras/DivulgaçãoCesar Grego/Ag Palmeiras/Divulgação

atualizado 12/07/2019 22:05

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 retorna em grande estilo, com o clássico entre São Paulo x Palmeiras, às 19h, no Estádio do Morumbi. Este será o quarto Choque Rei do ano: nos últimos três, válidos pelo Campeonato Paulista, uma vitória do Palmeiras e dois empates em 0 x 0 — no último, o Tricolor eliminou os rivais, nos pênaltis, no Allianz Parque, e se classificou para a decisão do Estadual.

Apesar do triunfo, a última vez que o São Paulo derrotou os rivais dentro dos 90 minutos de jogo foi em 2017, no Morumbi, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O retrospecto recente são-paulino em clássicos, aliás, é bastante negativo: a última vitória foi contra o Corinthians, no Morumbi, em 21 de julho de 2018.

Para tentar reverter esse quadro e engrenar de vez na temporada, o Tricolor Paulista usou a parada para a Copa América para treinar, liberar alguns jogadores — entre eles, Jucilei e Nenê –, e reforçar o ataque com Raniel, que estava no Cruzeiro. O setor — responsável por 8 gols em 9 jogos — era o que mais preocupava a comissão técnica.

Para enfrentar o poderoso rival, o técnico Cuca colocará em campo, pela primeira vez, a formação que considera seu ataque dos sonhos, com Antony, Pato e Pablo.

No embalo
Se o São Paulo tem encontrado dificuldades em marcar gols, o Palmeiras é o melhor ataque da competição, com 18 gols marcados, e a melhor defesa, com dois sofridos.  Nas últimas 10 partidas, o alviverde não foi vazado em nove delas.

Apesar de todo o poderio do elenco, os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentam uma verdadeira maratona, com a disputa do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Por isso, o treinador deve fazer algumas mudanças no elenco que enfrentou e venceu o Internacional no meio de semana, em partida válida pela Copa do Brasil.

A princípio, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa devem dar lugar a Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís. É possível que o lateral direito Marcos Rocha também seja poupado, o que vai depender da evolução do substituto Mayke, que só voltou a treinar com o grupo ontem após alguns dias se recuperando de dores no púbis. No meio-campo, Felipe Melo também pode dar lugar a Thiago Santos.

Ficha técnica
Escalações (prováveis):
São Paulo: Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Pato e Pablo. Técnico: Cuca
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Thiago Santos e Bruno Henrique; Dudu, Gustavo Scarpa e Zé Rafael; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo
Data: Sábado (14/07/2019)
Horário: 19h
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Transmissão: Premiere

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo61
D W W W W
2Palmeiras53
D D L W W
3Santos51
W W W D W
4Corinthians44
W D D L D
5São Paulo43
D W D W L
6Internacional42
D D L D W
7Grêmio41
L D W W L
8Bahia41
W L D L W
9Athletico-PR38
D W D L W
10Goiás37
W W L W D
11Vasco34
W L D W W
12Atlético-MG32
L D L L D
13Botafogo30
L L W L L
14Fluminense29
W W D W L
15Fortaleza28
W L W L L
16Ceará26
L L L W L
17CSA26
L W W L D
18Cruzeiro25
L D D D W
19Avaí17
L L D L L
20Chapecoense16
L L L D L
Últimas notícias