Champions passará a contar com mais equipes e jogos a partir de 2024

Apesar da ampliação da competição, "mérito esportivo" continuará sendo o critério principal para participação

atualizado 29/04/2022 16:56

Taça da Champions League desfocada com fundo do banner do campeonato europeu - MetrópolesRichard Juilliart - UEFA/UEFA via Getty Images

Os representantes das Ligas Europeias se reuniram, nesta sexta-feira (29/4), em Assembleia Geral, na cidade de Istambul, na Turquia, para discutir vários aspectos do futebol europeu. Dentre os assuntos, a ampliação da Champions League a partir de 2024 também foi aprovada.

A assembleia decidiu que a competição terá mais jogos e clubes participantes, mas não mudará a questão do “mérito esportivo”: o critério para participar do campeonato ainda será o desempenhos nas competições nacionais.

O secretário-geral adjunto das Ligas Europeias, Alberto Colombo, afirmou, depois da reunião, que é importante a conquista da vaga para a competição seguir com o mesmo mérito esportivo. Segundo ele, apesar da ampliação do número de participantes, os clubes só poderão jogar a Champions com os bons resultados nas ligas nacionais.

“Os méritos esportivos nas respectivas competições nacionais vão seguir sendo o único acesso à Liga dos Campeões. Este é um princípio-chave do modelo desportivo que sempre esteve presente na competição. Jamais poderemos pensar num modelo que comprometa essa definição”, disse Colombo.

Também foi discutido na assembleia a possibilidade de que algumas vagas fossem atribuídas a clubes com um coeficiente de aproveitamento maior, mas que não conseguiram se classificar para a competição. A mudança, entretanto, foi vetada.

Dessa maneira, a partir de 2024, a Champions League terá 36 times e 10 jogos na fase de grupos.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias