metropoles.com

CBF ajusta calendário e prevê Brasileirão até 24 de fevereiro de 2021

Outras competições, como a Copa do Brasil e divisões de acesso do Campeonato Brasileiro também sofreram ajustes nas datas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBF
taça campeonato brasileiro
1 de 1 taça campeonato brasileiro - Foto: Divulgação/CBF

Pela segunda vez em duas décadas, o Campeonato Brasileiro começará em um ano e terminará em outro. O martelo sobre os ajustes no calendário do futebol brasileiro foi batido nesta quinta-feira (9/7) e o Brasileirão teve o novo final previsto para 24 de fevereiro de 2021. Em 2000, um acidente em São Januário fez com que a Copa João Havelange só fosse decidida em janeiro de 2001. Caso não ocorram mais alterações, o principal torneio do país terá início em 9 de agosto. Já se sabe que as 38 rodadas serão realizadas com portões fechados, ou seja, sem a presença de público.

O novo calendário publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira também afetou competições como a Copa do Brasil e as Séries B, C e D do Brasileirão. Nas novas datas, já estão sendo levadas em conta das Datas-Fifa, reservadas para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A entidade que rege o futebol brasileiro afirmou que as novas datas envolvendo o futebol feminino e das categorias de base serão divulgados nos próximos dias.

A Série B do Brasileirão também será finalizada em 2021. Levando em consideração as demandas dos clubes, a divisão de acesso à elite do futebol brasileiro terá início em 8 de agosto, com final previsto para o dia 30 de janeiro de 2021. Com novo sistema de disputa, a Série C terá início no mesmo dia que a Série A. A data marcada para o fim das disputas, entretanto, será mais próximo da Série B: 31 de janeiro.

Divisão com maior número de clubes, a Série D, que terá o Brasiliense como um dos representantes do DF, terá o pontapé inicial em 6 de setembro, sendo disputada até o dia 7 de fevereiro.

Copa do Brasil

Com algumas fases já disputadas, a Copa do Brasil será reiniciada em 26 de agosto. Ainda restam 11 datas a serem disputadas. A intenção da CBF é encerrar a competição em 10 de fevereiro.

Compartilhar notícia