metropoles.com

Caras novas: veja dança das cadeiras de técnicos nos clubes do Brasil

Times tradicionais apostaram em mudanças para 2021 e começarão a temporada com novos comandantes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter @SaoPauloFC
Crespo São Paulo
1 de 1 Crespo São Paulo - Foto: Reprodução/Twitter @SaoPauloFC

A temporada 2021 do futebol brasileiro começou de forma oficial no último final de semana. E como é de praxe no cenário nacional, os clubes já iniciaram a dança das cadeiras e muitos mudaram de treinadores. Veja as novas caras que ocuparão as áreas técnicas de equipes tradicionais no país:

Argentinos em São Paulo
Dos cinco times paulistas na Série A, dois mudaram de treinador para 2021. Santos e São Paulo apostam em treinadores argentinos para a temporada, na tentativa de voltar a brigar por títulos no ano. O Tricolor apostou em Hernán Crespo e o Peixe vai de Ariel Holan.

O novo comandante do São Paulo chega com status de campeão da Sul-Americana com o Defensa y Justicia. O treinador chegou no fim do Brasileirão e já comandou a equipe no empate contra o Botafogo-SP. Crespo chega para tentar tirar o Tricolor da fila de títulos após a decepção no Campeonato Brasileiro, quando o time disparou na liderança do Campeonato Brasileiro, mas acabou decepcionando na reta final, sob o comando de Fernando Diniz.

No Santos, a aposta é em outro hermano. Ariel Holan chega da Universidad Católica, do Chile, para comandar o Peixe em 2021. O treinador vem para substituir Cuca à frente do time praiano. O ex-comandante do Santos é alvo do Atlético-MG para a nova temporada.

Aos 60 anos, Holan comandará seu quarto time na carreira. Carreira um tanto peculiar, que começou no hóquei. Isso mesmo. O treinador santista deu seus primeiros passos como técnico na modalidade por 18 anos. O argentino chegou a comandar a seleção feminina do Uruguai nos jogos Pan-Americanos em 2003, conquistando o bronze.

Assim como Hernán Crespo, Holan fez um bom trabalho no Defensa y Justicia, brigando pelo título do Campeonato Argentino em 2016, mas perdendo para o Lanús. Em 2017, no Independiente, foi campeão da Sul-Americana em cima do Flamengo. No Universidad, foi campeão chileno dominando a competição do começo ao fim.

Mudanças no Rio e no Sul

0


A música da dança das cadeiras também tocou no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Vasco, Fluminense e Botafogo mudaram de treinadores para 2021, assim como o Internacional. Mesmo com a ótima campanha na reta final do Brasileirão, Abel Braga não permanecerá na equipe nesta temporada.

O Vasco apostará em Marcelo Cabo, treinador que levou o Atlético-GO para a Sul-Americana. Já o Botafogo vem de Marcelo Chamusca, que estava no Fortaleza e fez boa campanha com o Cuiabá na Série B deste ano. O Fluminense terá Roger Machado como novo treinador, retornando ao clube após uma carreira de títulos como jogador.

O Inter terá Miguel Angel Ramírez como técnico em 2021. O espanhol chega após um excelente trabalho no Independiente Del Valle, do Equador, e depois de ser cobiçado pelo Palmeiras, que acabou fechando com o português Abel Ferreira.

O rival do Colorado ainda não renovou com Renato Gaúcho e o Atlético-MG ainda sonha com a contratação do comandante do Imortal. Mas tudo indica que Portaluppi deve mesmo seguir por mais uma temporada em Porto Alegre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?