metropoles.com

Candidato à presidência, Biden apoia jogadoras dos EUA por igualdade

O político usou as suas redes sociais para mandar um recado às jogadoras e à entidade

atualizado

Compartilhar notícia

Um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden se manifestou a favor da seleção norte-americana feminina na briga por igualdade salarial depois que a equipe nacional perdeu o processo judicial contra a Federação de Futebol do país.

O político usou as suas redes sociais para mandar um recado às jogadoras e à entidade. “À seleção feminina: não desista desta luta. Ainda não acabou. À federação: pagamentos iguais, agora. Ou então, quando eu for presidente, vocês podem ir a outro lugar por fundos para a Copa do Mundo”, escreveu Biden.

Na última semana, o juiz federal Gary Klausner decidiu em favor da federação norte-americana no processo em que a seleção feminina solicitava os mesmos pagamentos recebidos pelos jogadores da equipe nacional masculina.

A ação foi movida no ano passado por 28 jogadoras, após a seleção ganhar o título mundial na França, com o valor de uma indenização de US$ 66 milhões (cerca de R$ 360 milhões na cotação atual). Molly Levinson, representante do grupo de jogadoras, disse que a equipe pretende recorrer da decisão do tribunal.

Eleita melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2019 e líder da seleção dos EUA, Megan Rapinoe, que se tornou desafeto do presidente Donald Trump, participou de uma “live” com Joe Biden e sua esposa e brincou ao dizer que estava disponível para compor a chapa do democrata como vice-presidente, cargo que o político ocupou no governo de Barack Obama.

“Não quero colocar você em uma situação difícil, mas se você precisar de uma vice-presidente, digo que estou disponível para uma entrevista. Coloque na sua lista”, brincou a jogadora, símbolo da luta por igualdade no esporte.

No ano passado, ela criticou Trump e afirmou que não iria à Casa Branca em caso de conquista do título mundial, o que acabou se confirmando.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?