metropoles.com

Brasiliense estreia hoje na Copa Verde, contra o Atlético-ES

Técnico Rafael Toledo está preocupado com jogadas aéreas do adversário. Confronto será na cidade de Itapemirim, no Espírito Santo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
gol brasiliense
1 de 1 gol brasiliense - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Ansioso por uma sequência positiva, o Brasiliense estreia na Copa Verde nesta quarta-feira (31/1), contra o Atlético-ES, às 16h30. O gramado do Estádio José Olívio Soares, em Itapemirim (ES), pode testemunhar a segunda vitória consecutiva do Jacaré em 2018 – o ano começou com uma derrota para o Real, pelo Candangão, mas logo veio o triunfo sobre o Samambaia.

O elenco viajou na segunda (29), logo depois do treino matutino. A tendência é o técnico Rafael Toledo manter a base da equipe que venceu o Samambaia no domingo (28), no Estádio Rorizão. O treinador deve mandar a campo: Edmar Sucuri; Cicinho (Patrick), Welton Felipe, Badhuga e Gérson; Aldo, Radamés (Felipe Cirne) e Souza; Reinaldo; Romarinho e Nunes.

Rafael deixou o Rorizão bastante insatisfeito com o desempenho em bolas aéreas, apesar da vitória por 2×1 – o gol do Samambaia foi marcado pelo alto. No entanto, o resultado positivo deu mais tranquilidade ao treinador. “A gente queria ter vencido para levar essa vitória ao Espírito Santo. Sabemos, no íntimo, que podemos produzir mais do que isso”, comentou o técnico.

O Atlético de Itapemirim vem de um empate (2×2) no campeonato capixaba, com o Rio Branco. O clube alvinegro ocupa a segunda posição no torneio, com seis pontos. No Candangão, o Brasiliense é o sexto, com três.

A data do jogo de volta, em Brasília, ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sistema de disputa
Dezoito clubes disputam a Copa Verde. O Brasiliense ganhou a vaga ao conquistar o Campeonato Candango do ano passado. O torneio é disputado em cinco fases, uma delas preliminar, na qual o Ceilândia foi eliminado pelo Corumbaense-MS. O restante segue o sistema mata-mata.

Nas edições anteriores, a competição dava ao campeão o direito de jogar a Copa Sul-Americana. A regra, porém, mudou, e agora o vencedor vai às oitavas de final da Copa do Brasil de 2019.

O regulamento da competição prevê, nesta ordem, os seguintes critérios de desempate após as partidas de ida e volta: saldo de gols, gols marcados fora de casa e, em último caso, cobrança de pênaltis.

Caso o Jacaré avance, encontrará do outro lado da chave o vencedor de Cuiabá x Operário-MT.

Candangão
Enquanto o Brasiliense se ausenta da terceira rodada, o campeonato local continua. Também nesta quarta (31), quatro duelos dão prosseguimento: Ceilândia x Formosa, Sobradinho x Samambaia, Santa Maria x Real e Paracatu x Luziânia. Na quinta-feira (1º/2), Gama e Paranoá fecham a rodada.

A liderança é ocupada pelo Sobradinho, que venceu os dois jogos. Em seguida, vêm Real, Paracatu e Gama. O lanterna é o Formosa, com aproveitamento de 0%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?