Brasileirão: Flamengo pode tomar liderança e Vasco mira G12

O rubro-negro carioca joga partida de seis pontos contra Palmeiras. Já a equipe cruzmaltina vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro

Alexandre Vidal/FlamengoAlexandre Vidal/Flamengo

atualizado 01/09/2019 9:52

O mês de setembro começa com partidas que podem mexer com as posições de muitos clubes na classificação do Brasileirão. Às 16h deste domingo (01/09/2019), Fortaleza e Goiás se enfrentam na Arena Castelão. No Rio de Janeiro, Flamengo e Palmeiras fazem confronto que vale seis pontos. Às 19h, Cruzeiro e Vasco duelam no Mineirão e Corinthians e Atlético-MG medem forças na Arena do Timão. Saiba tudo sobre as partidas.

Fortaleza x Goiás

A primeira partida deste domingo acontece na Arena Castelão, na casa do Fortaleza (15º), que recebe o Goiás (12º), em momentos opostos. Enquanto a equipe nordestina não sabe o que é vencer há duas rodadas, a goiana não perde pelo mesmo intervalo.

O tricolor cearense conquistou um pontinho heroico na rodada anterior, quando se recuperou de forma surpreendente diante do Santos. A equipe de Zé Ricardo saiu atrás do placar, por 3 x 0, e conquistou o empate. Enquanto o time de Goiânia somou três pontos batendo o Internacional, dentro de casa, por 2 x 1.

Em caso de vitória do mandante, o time irá se igualar na quantidade de pontos que tem o adversário, 21. Zé Ricardo voltará a ter o atacante Edinho à disposição e não contará com Roger Carvalho, que trata lesão, Juninho e Carlinhos, suspensos. Já Ney Franco apontou dúvidas nos 11 titulares para a partida, em coletiva concedida nessa sexta-feira (30/08/2019).

“Existe a possibilidade da entrada do Barcia e a saída do meia, o Marlone. Estamos estudando as duas possibilidades para início de jogo ou durante a partida, como foi na rodada passada, quando colocamos o Barcia com 15 minutos”, explicou.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Jackson, Quintero, Bruno Melo; Felipe, Gabriel Dias, Vázquez; Edinho, Wellington Paulista e Romarinho. Técnico:Zé Ricardo
Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz, Jefferson; Geovane, Yago Felipe, Marcelo Hermes, Marlone (Leandro Barcia); Michael e Kayke. Técnico: Ney Franco
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: domingo (01/09/2019)
Horário: às 16h
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Transmissão: Premiere (pay-per-view)

Flamengo x Palmeiras

Urubu e Porco fazem o duelo mais importante da 17ª rodada. As equipes carioca e paulista brigam na parte de cima da tabela e têm os melhores elencos do Brasileirão. O Flamengo tomou a liderança do campeonato na última rodada e o Palmeiras está com um jogo a menos — e 3 pontos atrás —, pois teve o compromisso anterior, contra o Fluminense, adiado e remarcado para 10 de setembro.

Esta será a primeira vez que as equipes ficarão frente a frente em 2019. Também terá o encontro inédito de Felipão e Jorge Jesus. Os comandantes têm longa amizade formada na época em que o treinador palmeirense comandava a seleção de Portugal e o Mister, o Estrela da Amadora do país luso.

O volante Gustavo Cuéllar deixou o Flamengo na última sexta (30/08/2019) e partiu para a Arábia Saudita, onde agora defenderá o Al-Hilal. Logo, Jorge Jesus terá de decidir entre Piris da Motta e Gerson, o coringa, para ocupar a vaga deixada pelo colombiano. O Palmeiras, graças a um efeito suspensivo, poderá contar com Felipe Melo.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Pablo Marí, Rodrigo Caio, Filipe Luís; Willian Arão, Piris da Motta (Gerson); Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico:Jorge Jesus
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Matheus Fernandes), Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: domingo (01/09/2019)
Horário: às 16h
Arbitragem: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Globo e Premiere (pay-per-view)

Cruzeiro x Vasco

Cinco pontos separam Cruzeiro e Vasco na tabela do Campeonato Brasileiro. O time mineiro está na porta da zona de rebaixamento — um ponto à frente da Chape, que ocupa o 17º lugar — e busca se afastar ainda mais dessa parte da tabela. Enquanto o Vasco quer embalar uma sequência de vitórias para continuar a manter distância do pedaço indesejável da classificação. Na rodada passada, bateu o São Paulo em São Januário, pelo placar de 2 x 0.

O último compromisso no Mineirão, aconteceu na estreia de Rogério Ceni no comando da Raposa e, na ocasião, o time mineiro bateu o Santos, líder do Brasileirão, também por 2 x 0. Mas depois, na partida diante do CSA, acabou empatando em 1 x 1. A equipe cruzmaltina vai em busca dos 3 pontos – se lograr êxito, terá a possibilidade de entrar no grupo dos que conquistarão espaço na Copa Sul-Americana de 2020.

Do lado vascaíno, o capitão Leandro Castán cumpre suspensão e não estará à disposição de Luxemburgo. Já no plantel de Rogério Ceni, deve ter a volta de Dedé ao time titular, mas não há nenhuma peça garantida sobre os 11 nomes que começarão a partida.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Cruzeiro: Fábio; Orejuela (Edilson), Léo (Fabrício Bruno), Dedé, Egídio; Henrique (Ariel Cabral), Dodô, Marquinhos Gabriel, David; Pedro Rocha e Fred (Sassá). Técnico: Rogério Ceni
Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henrique, Ricardo, Danilo Barcelos; Richard, Raul, Marcos Junior; Rossi, Marrony e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: domingo (01/09/2019)
Horário: às 19h
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC)
Transmissão: SporTV e Premiere (pay-per-view)

Corinthians x Atlético-MG
Timão e Galo protagonizam mais uma partida da 17ª rodada que é briga direta por lugar na tabela do Brasileirão. O Corinthians tem 28 pontos e é o 5º colocado, já o Atlético-MG soma 27 e ocupa o 7º lugar na classificação. O clube mineiro chegou a fazer parte do G4, mas perdeu o posto após uma série de derrotas.

A equipe de Rodrigo Santana perdeu nas últimas duas rodadas, para o Athletico-PR e o Bahia pelo mesmo placar, 1 x 0. Enquanto o esquadrão de Fábio Carille está há oito rodadas sem saber o que é perder.

Entre os indisponíveis, estão Everaldo, que sente dores na perna esquerda, e Gabriel, que não treinou nas últimas semanas porque estava na Arábia Saudita, em negociação com Al-Hilal — que acabou desistindo da contratação do volante e tirou Gustavo Cuéllar do Flamengo no lugar. No elenco atleticano não há nenhuma baixa.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Gil, Danilo Avelar; Ralf; Pedrinho, Júnior Urso, Mateus Vital (Sornoza), Clayson; Vagner Love (Boselli). Técnico: Fábio Carille
Atlético-MG: Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello, Fábio Santos; Jair; Chará, Elias, Vinícius, Cazares; e Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data: domingo (01/09/2019)
Horário: às 19h
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Transmissão: Premiere (pay-per-view)

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo78
D W W W D
2Palmeiras67
W W W W D
3Santos64
D W W W W
4Grêmio56
W W W W W
5São Paulo52
W L W L L
6Athletico-PR50
W D W D W
7Internacional49
W D L L W
8Corinthians49
D L L W D
9Bahia43
L L D D L
10Vasco43
L D L W D
11Goiás42
L D W L L
12Atlético-MG40
L L D W D
13Fortaleza39
D W D L W
14Botafogo36
L L L L W
15Ceará36
D W L W L
16Cruzeiro35
D W D D D
17Fluminense34
D L D W L
18CSA29
L W L L L
19Chapecoense22
D W L D L
20Avaí17
L L L L L
Últimas notícias