Brasileirão 2005: Corinthians x Inter, o jogo do pênalti ignorado

Este e outros jogos de finais de Libertadores e Copa do Brasil serão reprisados pelo SporTV nesta terça-feira (31/03)

atualizado 30/03/2020 23:08

Faxada do PacaembuDean Mouhtaropoulos/Getty Images

O Campeonato Brasileiro de 2005 ficou marcado por um escândalo de arbitragem, conhecido como Máfia do Apito, protagonizado pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho. Diversas polêmicas roubaram os holofotes dos jogos de futebol naquele ano. Um deles foi o duelo entre Corinthians x Internacional, no Pacaembu. Nesta terça-feira (31/03), a partida será reprisada pelo SporTV, às 16h30.

Naquela ocasião, na 40ª rodada do Brasileirão, Timão e Colorado faziam uma disputa direta pelo lugar mais alto da tabela. Antes do apito inicial, o líder Corinthians somava 77 pontos, enquanto os gaúchos tinham 74, logo atrás. Há apenas duas rodadas do encerramento do campeonato, o duelo foi considerado como uma final.

Em um Pacaembu lotado de torcedores do Timão, o placar mostrou 1 x 1 ao fim dos 90 minutos. Gols de Tévez, dono da camisa 10, e Rafael Sóbis, que estava em seu segundo ano como profissional do Colorado. A distribuição de um ponto para cada equipe foi melhor para o Corinthians, que se manteve na liderança e tinha apenas dois jogos até o título — concretizado na 42ª rodada.

Apito absurdo

O árbitro da partida era Márcio Rezende de Freitas. Até hoje discute-se um momento polêmico do confronto que supostamente influenciou no resultado final. Aos 28 minutos da segunda etapa, Tinga, camisa 7 do Inter, recebeu um lançamento dentro da área. Com apenas um toque ele driblou o guardião corintiano, Fábio Costa, e em seguida foi derrubado dentro da área.

Qualquer vídeo que mostre o lance comprova o toque do goleiro em Tinga, confirmando o pênalti. Mas Márcio Rezende interpretou simulação do jogador gaúcho, apresentou-lhe o segundo amarelo da partida e em seguida o vermelho. Ali, as chances do Colorado virar o placar se tornavam praticamente nulas.

Na sequência do campeonato, o Corinthians venceu as outras duas rodadas, o Inter venceu uma e perdeu a última e o Coringão levou seu quarto título nacional.

Outros jogos

Além deste grande duelo, que vale a pena ser recordado, outros importantes jogos também serão reprisados pelo SporTV nesta terça. Confira:

Palmeiras x Deportivo Cali, às 14h, pela final da Libertadores 1999
São Paulo x Atlético-PR, às 18h, pela final da Libertadores 2005
Coritiba x Vasco, às 23h, pela final da Copa do Brasil 2011

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias