metropoles.com
Copa do mundo 2022

Brasil estreia diante da Sérvia para confirmar status de favorito

Brasil entra em campo, nesta quinta-feira (24/11), para enfrentar a Sérvia na estreia da Copa do Mundo no Catar

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Figueiredo/CBF
Imagens coloridas mostra jogadores da Seleção Brasileira se abraçando. Brasil joga Copa no Catar - Metrópoles
1 de 1 Imagens coloridas mostra jogadores da Seleção Brasileira se abraçando. Brasil joga Copa no Catar - Metrópoles - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Chegou o dia! Nesta quinta-feira (24/11), o Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo no Catar. Os atletas comandados por Tite enfrentam a Sérvia, no jogo que fecha a primeira rodada do Grupo G do Mundial.

Brasil e Sérvia jogam às 16h (horário de Brasília), e o Metrópoles fará a transmissão da partida em tempo real. E, após 20 anos da última conquista, a Seleção conta com jogadores em grande fase e chega para a Copa como um dos favoritos ao título, para tentar levantar a sexta taça.

8 imagens
O atacante Richarlison é o camisa 9 da Seleção
Em grande fase, Neymar é a referência técnica do time
O técnico Tite chega para seu segundo mundial com um trabalho consolidado
Vinicius Junior brilha no Real Madrid e é um dos grandes nomes do Brasil
O capitão Thiago Silva é o líder do time
1 de 8

A foto oficial do Brasil no Catar

Lucas Figueiredo/CBF
2 de 8

O atacante Richarlison é o camisa 9 da Seleção

Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images
3 de 8

Em grande fase, Neymar é a referência técnica do time

Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images
4 de 8

O técnico Tite chega para seu segundo mundial com um trabalho consolidado

Reprodução
5 de 8

Vinicius Junior brilha no Real Madrid e é um dos grandes nomes do Brasil

Lucas Figueiredo/CBF
6 de 8

O capitão Thiago Silva é o líder do time

Jean Catuffe/Getty Images
7 de 8

No gol, Alisson é o paredão brasileiro

Laurence Griffiths/PA Images via Getty Images
8 de 8

A Seleção aposta no entrosamento e na boa fase para fazer uma boa Copa e conquistar o hexa

Lucas Figueiredo/CBF

 

Para voltar a sorrir

O Brasil volta à Copa do Mundo depois de eliminações traumáticas nas últimas edições desde a conquista do pentacampeonato, em 2002. Embora tenha feito boas campanhas nas últimas quatro Copas, a Seleção acabou eliminada em jogos que ainda marcam a memória do torcedor brasileiro.

Como esquecer do show de Zidane em 2006 em cima do quarteto Ronaldinho-Ronaldo-Kaká-Adriano? Da virada sofrida para a Holanda em 2010? O que dizer do 7 x 1 para a Alemanha em uma Copa realizada no Brasil? E a triste eliminação para a excelente geração belga na Rússia?

Um trabalho sólido do técnico Tite e um time em ótima fase – repleto de nomes, como Vinicius Junior e Neymar, em grande momento – garantem à Seleção a expectativa de ir ao Catar com a missão de exterminar os fantasmas de mundiais anteriores.

Favoritismo

Assim, o Brasil estreia, nesta quinta-feira, como um dos principais postulantes ao título. Depois de uma campanha impecável nas Eliminatórias, a Seleção jogará para manter uma tradição: desde 1934, o Canarinho não perde em estreias.

Com muitos jogadores do elenco vivendo bons momentos na carreira, a Seleção Brasileira dá o pontapé inicial na Copa do Catar contra a Sérvia com um bom retrospecto contra o adversário. Em dois jogos, duas vitórias.

Em 2014, isso ocorreu antes de estrear na Copa do Brasil: vitória do time de Felipão por 1 x 0, com gol marcado por Fred. Quatro anos depois, sérvios e brasileiros se enfrentariam novamente, desta vez no Mundial da Rússia. Paulinho e Thiago Silva marcaram os gols da vitória por 2 x 0, em jogo válido pela primeira fase.

Ofensividade

E, para manter a boa escrita contra a Sérvia, o técnico Tite deve mandar o que tem de melhor a campo. E indica que começará a partida com uma escalação bem ofensiva. Nos treinos antes da estreia, Tite indicou que mandará a campo um ataque formado por Vinicius Junior, Neymar, Raphinha e Richarlison.

O quarteto de ataque deve ser municiado por Lucas Paquetá, que deve atuar no meio, ao lado de Casemiro. Na zaga, Thiago Silva e Marquinhos na dupla de zaga, com Alex Sandro e Danilo nas laterais. Por fim, Alisson esbanja segurança na meta brasileira.

Do outro lado, consta um time com uma forte bola aérea e bons nomes ofensivos, como Dusan Tadic, Aleksandar Mitrovic, além de Dusan Vlahovic, destaque da Juventus de apenas 22 anos. No meio, Filip Kostic, também da Juventus, e Milinkovic-Savic, da Lazio, devem armar o time de Dragan Stojkovic.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?