metropoles.com

Argentinos e PSG: uma história de sucesso, gols, títulos e alegrias

Em toda a história, Messi é o 17º jogador nascido na Argentina a vestir a camisa do PSG

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Lima especial para o Metrópoles
Argentina e PSG
1 de 1 Argentina e PSG - Foto: Gabriel Lima especial para o Metrópoles

A história de Lionel Messi e Paris Saint Germain está apenas no início, é verdade. Porém, os franceses tem uma vasta história com jogadores argentinos. O recordista em bolas de ouro será o 17º hermano a vestir a camisa dos parisienses, atrás somente atrás do Brasil, que já foi representado 32 vezes. E a caminhada para se tornar o melhor jogador de seu país na agremiação será muito árdua.

A união entre a nação e a equipe começou há muito tempo atrás, mais especificamente em 1977, com o atacante Carlos Bianchi. De lá para cá, muitos atletas da Argentina marcaram presença e fizeram história no clube. Nomes bem conhecidos, como Marcelo Gallardo, atual técnico do River Plate, Juan Pablo Sorín, que vestiu, por muitos anos, a camisa do Cruzeiro, e Pochettino, o atual técnico do PSG.

Os maiores argentinos da história do Paris, pelo menos em estatísticas, são recentes. Pastore, Lavezzi e Di María acumulam muitos títulos, gols e assistências e estão em outro patamar em relação aos demais jogadores da mesma nação que passaram por lá.

Ambos já participaram da nova era do PSG, comprado pelo xeque Nasser Al-Khelaifi, em 2011. Talvez por isso a fase deles tenha sido tão boa.

Em quesito de jogos, é Pastore quem comanda, mas, ao que tudo indica, ele será ultrapassado ainda no início da temporada. O jogador, atuou durante sete temporadas, entrou em campo em 269 oportunidades, cinco a mais que Di María, que vai para o seu oitavo ano.

É o camisa onze, inclusive, que lidera em assistências e gols. Ele anotou 110 passes para seus companheiros marcarem e balançou as redes em 88 oportunidades, o oitavo na história do clube. Esse último número, inclusive, é maior do que o de Neymar, que tem 87 tentos.

Em questão de títulos, quem fica na frente continua sendo Pastore. O atual jogador da Roma, da Itália, levantou 18 canecos, sendo 5 Campeonatos Franceses, 5 Copas da Liga Francesa, 4 Supercopas da França e 4 Copas da França. Um a mais do que “Di Magia”.

Lionel Messi assinou por dois anos, com a possibilidade de renovar por mais um. Se “La Pulga” continuar com o seu alto rendimento dentro de campo, ele pode figurar no topo desta lista. Porém, só o tempo dirá.

Hoje, o camisa 30 terá a companhia de vários argentinos no elenco. Além de Di Maria, dentro de campo ainda estarão Icardi e Leandro Paredes. No banco, Pochettino comanda o time e tem uma comissão técnica recheada de sua nacionalidade.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia