metropoles.com

A representatividade de Marrocos e as seleções africanas em Copas

Na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo do Catar, Marrocos é a primeira equipe africana a disputar uma semifinal do mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Seleção Marrocos
1 de 1 Seleção Marrocos - Foto: Getty Images

A Copa do Mundo do Catar está chegando ao fim e, neste sábado (17/12), entram em campo Marrocos e Croácia para a disputa do terceiro e quarto lugar do mundial. Apesar de não chegar à final da competição, a Seleção Marroquina conquistou um feito inédito: foi a primeira equipe africana a chegar a uma semifinal na história da Copa.

Considerada a surpresa do ano, o time era cotado para cair ainda na fase de grupos. Contudo, Marrocos terminou a primeira fase do torneio de forma impecável e eliminou grandes adversários sem derrotas e com apenas um gol sofrido.

0

No Grupo F, a equipe eliminou o Canadá (líder das eliminatórias da Concaf) e a Bélgica, eleita a segunda melhor seleção do mundo no ranking da Fifa. Ela ainda liderou seu grupo que contava com a Croácia, atual semifinalista do mundial.

Para muitos, qualquer desfecho depois do satisfatório resultado na primeira fase já era “lucro”, mas não para os jogadores marroquinos que se mostraram incansáveis. Com um bom elenco e seis titulares que se destacam nos principais times da Europa, a Seleção mostrou garra e determinação para fazer história no mundial.

Foi então, que na etapa seguinte, que Marrocos mostrou para o que veio: desclassificou a Espanha e, nas quartas, eliminou Portugal de Cristiano Ronaldo — e tudo isso sem sofrer mais gols.

marrocos portugal
Bono, o goleiro marroquino, atua pelo Sevilla, na Espanha, e foi um dos grandes destaques do time que se classificou no mundial

Seleções africanas em Copas

Além de uma campanha excelente ao longo do torneio deste ano, a equipe chegou onde nenhuma outra seleção africana conseguiu chegar. Em 22 edições do mundial, apenas 13 seleções dos 54 países da África conseguiram se classificar para a disputa — destes, apenas sete conseguiram evoluir para além da fase grupos e somente três disputaram uma quarta de final da competição.

Para além da África, a equipe também se destaca entre as seleções de outros continentes. Majoritariamente, as equipes que conseguem se sair bem no mundial são europeus ou sul-americanos. Desde a criação da Copa do Mundo, todos os campeões do torneio são de algum país desses continentes.

Achraf Hakimi, do Marrocos, comemora após a vitória do time na disputa de pênaltis durante a partida das oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA contra a Espanha no Education City Stadium em Al Rayyan, Catar - Metrópoles
Marrocos fez história na Copa do Mundo do Catar

Observando o terceiro e quarto lugar, o leque de times que chegaram até lá pouco se abre. Além da Europa e América do Sul, apenas seleções da América do Norte conseguiram avançar para além das quartas de final. Ou seja, mais uma marca quebrada por Marrocos, que agora também inclui a África à esse grupo.

Quem chegou perto?

Até a Copa deste ano, as seleções africanas que chegaram mais perto do Top 4 do Mundial foram Gana, Senegal e Camarões. As três conseguiram chegar às quartas de final.

Em 2010, a Seleção Ganesa de Futebol foi eliminada para o Uruguai depois de decidirem a vaga para a semi na cobrança de pênaltis. O jogo foi um dos duelos mais emocionantes do mundial daquele ano.

Logo em sua estreia no evento, Senegal conseguiu o feito de se classificar para as quartas de final da Copa. A conquista aconteceu em 2002 e o time africano acabou caindo para a Turquia, depois de perder por 1 x 0 na prorrogação.

Camarões, considerada uma das melhores equipes do continente africano, alcançou as quartas de final na Copa do Mundo de 1990. À época, o time terminou a primeira etapa do torneio na liderança do Grupo B e ganhou da Colômbia de 2 x 1 pelas oitavas da campeonato.

Na fase seguinte, o time acabou caindo para a Inglaterra em uma partida eletrizante que acabou em 3 x 2 para o time europeu.

Compartilhar notícia