A Champions League está de volta. Saiba mais sobre os confrontos

Oitavas de final do principal torneio de clubes do mundo começa nesta terça-feira (18/02/2020). Confira detalhes dos duelos

Guilherme Prímola/Metrópoles

atualizado 18/02/2020 16:06

Atlético de Madrid x Liverpool
Os colchoneros têm uma difícil missão pela frente: desbancar o atual campeão da Champions League, que é considerado por muitos o time mais forte da atualidade.
Datas dos confrontos: 18/02/2020 (terça-feira) em Madri; 11/03/2020 (quarta-feira) em Liverpool
Quantos títulos em campo: 6 (todos do Liverpool)
Curiosidade: os colchoneros nunca venceram a Champions League, mas, na última década, foram finalistas duas vezes: em 2014 e 2016. Em ambas as ocasiões, perderam para o rival da cidade, o poderoso Real Madrid.

Atalanta x Valencia
A equipe italiana é uma das sensações do torneio. Em sua primeira participação na Champions League, os comandados do técnico Gian Piero Gasperini conseguiram a classificação após derrotas nos três primeiros jogos da fase de grupos (incluindo goleadas por 4 x 0 e 5 x 1, para o Dínamo Zagreb e Manchester City, respectivamente).
Datas dos confrontos: 19/02/2020 (quarta-feira) em Milão; 10/03/2020 (terça-feira) em Valencia
Quantos títulos em campo: 0
Curiosidade: sem nenhuma Champions League no currículo, o Valencia foi duas vezes vice do torneio em anos consecutivos, em 2000 e 2001, para Bayern de Munique e Real Madrid, respectivamente.

Chelsea x Bayern de Munique
Fazendo boa campanha com um time jovem na temporada, Lampard e seus comandados terão pela frente nada menos que um Bayern histórico na fase de grupos: os alemães anotaram todos os 18 pontos possíveis, marcaram quatro gols por jogo e venceram todas as partidas com, no mínimo, mais de dois gols de diferença.
Datas dos confrontos: 25/02/2020 (terça-feira) em Londres; 18/03/2020 (quarta-feira) em Munique
Quantos títulos em campo: 6 (cinco do Bayern de Munique e um do Chelsea)
Curiosidade: o confronto é uma reedição da final da Champions League de 2012, quando ingleses e alemães empataram em 1 x 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, deu Chelsea em plena Allianz Arena, casa do adversário.

Lyon x Juventus
Invicta na primeira fase da competição, a Velha Senhora começará a caminhada para conquistar o título que lhe escapou duas vezes nos últimos cinco anos contra o Lyon. A equipe francesa classificou-se em um equilibrado Grupo G, deixando para trás Benfica e Zenit.
Datas dos confrontos: 26/02/2020 (quarta-feira) em Lyon; 17/03/2020 (terça-feira) em Turim
Quantos títulos em campo: 2 (todos da Juventus)
Curiosidade: a Velha Senhora já conquistou duas vezes a Champions League, mas poderia ter muito mais troféus na prateleira. Sete vezes vice-campeã, a Juventus é a maior vice do torneio.

Tottenham x Red Bull Leipzig
A tarde desta quarta-feira (19/02/2020) reservará emoções para dois times que vivem boa fase em seus respectivos campeonatos nacionais. A partir das 17h, quando a bola começar a rolar, o Tottenham, atual vice-campeão da Liga dos Campeões, e o Red Bull Leipzig, vice-líder do Campeonato Alemão, medirão forças em um dos confrontos de oitavas de final do maior torneio de clubes do mundo. A partida será disputada no Tottenham Stadium, mando do time inglês, atual 5º colocado na Premier League.
Datas dos confrontos: 19/02/2020 (quarta-feira), em Tottenham; 10/03/2020 (terça-feira), em Leipzig
Quantos títulos em campo: 0
Curiosidade: o Red Bull Leipzig chegou a liderar o Campeonato Alemão. A equipe, que tem como dona a mesma marca de energético que controla o Red Bull Bragantino, porém, viu o Bayern de Munique se aproveitar dos tropeços do time dos touros para assumir a ponta da tabela. A diferença para os bávaros, porém, é de apenas 1 ponto.

Borussia Dortmund x PSG
O PSG terá, a partir desta terça-feira (18/02/2020), mais uma chance de conquistar a Liga dos Campeões, a grande obsessão do clube francês. Fora de casa, o time enfrenta o Borussia Dortmund, na partida de ida válida pelas oitavas de final da competição continental. Para a equipe parisiense, a grande notícia será o retorno do brasileiro Neymar, poupado dos últimos compromissos do clube.
Datas dos confrontos: 18/02/2020 (terça-feira) em Dortmund; 11/03/2020 (quarta-feira) em Paris
Quantos títulos em campo: 1 do Borussia
Curiosidade: em 2017, o PSG foi vítima de uma das maiores viradas da história da Liga dos Campeões. Depois de vencer a partida de ida das oitavas de final por 4 x 0 no Parque dos Príncipes, o time parisiense, que ainda não contava com o brasileiro Neymar no plantel, chegou a Barcelona com um pé na vaga nas quartas de final do certame. O atacante, inclusive, foi um dos símbolos da goleada por 6 x 1, que manteve vivas as esperanças espanholas, enquanto despachou, de maneira humilhante, os parisienses.

Napoli x Barcelona
Vice-líder do equilibrado Grupo E, o Napoli ficou apenas 1 ponto atrás do Liverpool, atual campeão da competição. O Barcelona, por sua vez, teve menos trabalho para avançar em primeiro no Grupo F, que teve ainda o Borussia Dortmund. Sem títulos da Liga dos Campeões desde Berlim, na temporada 2014/15, o clube blaugrana espera, diante dos napolitanos, vislumbrar o início de dias melhores na competição continental.
Datas dos confrontos: 25/02/2020 (terça-feira), em Nápoles; 18/03/2020 (quarta-feira), em Barcelona
Quantos títulos em campo: 5 (todos do Barcelona)
Curiosidade: o time italiano nunca fez uma campanha memorável na Liga dos Campeões da Europa. Nem mesmo o badalado elenco que contava com o brasileiro Careca e o argentino Diego Maradona foi capaz de transformar o Napoli em postulante ao título da competição.

Real Madrid x Manchester City
O confronto mais esperado da fase de oitavas de final do certame europeu. De um lado, o maior vencedor da história do torneio, com nada menos que 13 conquistas. Do outro, um dos principais clubes do futebol inglês e atual campeão da Premier League. Depois de um início tenebroso na fase de grupos, em que os espanhóis temeram ficar pelo caminho ainda na primeira fase, o time se recuperou e se garantiu no mata-mata, com ânimo renovado.
Datas dos confrontos: 26/02/2020 (quarta-feira) em Madrid; 17/03/2020 (terça-feira) em Manchester
Quantos títulos em campo: 13 (todos do Real Madrid)
Curiosidade: esta será a última chance dos Citizens de conquistarem a Liga dos Campeões em um prazo de três temporadas. Isso porque o time inglês foi punido por ferir o fair play financeiro e estará de fora das edições das temporadas 2020/21 e 2021/22 da competição continental.

Vídeos
Últimas notícias