metropoles.com

A bola vai rolar para o Candangão 2019! Confira o guia do campeonato

Bolamense, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Luziânia, Paracatu, Santa Maria, Sobradinho, Real e Taguatinga estão na disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Brasiliense 1 x 2 Real
1 de 1 Brasiliense 1 x 2 Real - Foto: null

Após sete meses de espera, o Candangão 2019 está de volta. As 12 equipes que irão compor o torneio (Bolamense, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Luziânia, Paracatu, Santa Maria, Sobradinho, Real e Taguatinga) duelarão entre si em busca do título local. O troféu ainda garante ao campeão e vice vagas na Série D (quarta divisão) do futebol brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Verde, três competições nacionais.

A bola já rola neste sábado (26/1). A competição terá sua fórmula semelhante à do ano passado. Na primeira fase, as 12 equipes duelarão entre si em turno único, através de 11 rodadas, onde se qualificam as oito melhores, que se enfrentarão na segunda fase.

A partir daí, inicia-se a fase eliminatória, ou mata-mata. As equipes classificadas, se enfrentam em dois confrontos, dando vantagem a melhor classificada na primeira fase o direito de jogar por dois resultados iguais e disputar o jogo da volta em seu mando.

Já a fase semifinal, é parecida com a anterior. Quatro equipes duelam em dois chaveamentos para decidir os finalistas. Em dois duelos, assim como nas quartas, o melhor colocado na primeira fase garante vantagem do empate e do jogo da volta em seu mando.

Classificadas, as duas equipes finalistas, automaticamente, garantem vaga nas três competições nacionais que o Distrito Federal tem alcance: Série D, Copa Verde e Copa do Brasil. Porém, para decidir a equipe campeã, serão realizados dois jogos: um no dia 13 e outro no dia 20 de abril, sem vantagem para as equipes e, caso haja dois resultados iguais, a peleja é decidida nos pênaltis.

O Metrópoles preparou um guia do Campeonato Candangão 2019. Veja:

BOLAMENSE
Uma das grandes incógnitas da competição, o Bolamense, que permaneceu na elite do futebol candango neste ano, segue no mistério em termos de preparação. Com um elenco reduzido, não se sabe ao certo como o time entrará na competição, pois há silêncio por parte da diretoria da Onça Pintada.

O elenco se apresentou no último dia 14. Reduzido, com, 18 jogadores, o plantel será comandado por PC Alencar, de 57 anos, que conquistou o invicto título Rondoniense, pelo Real Ariquemes, em 2017. Durante a preparação, o Bolamense fez apenas um jogo treino, contra o Brasília, onde venceu por 3 a 2.

Confira o atual elenco do Bolamense para o Candangão:
Goleiros: Kayke;
Laterais: Igor, Michael, Vitor Hugo, Douglas e Cezinha;
Zagueiros: Misael, Lucas Júnior e Max Carrasco;
Volantes: Augusto, Reis e Mário Martins;
Meias: Kattah e Luiz Henrique;
Atacantes: JP, Luizinho e Pará.

BRASILIENSE
Foram mais de 70 dias de preparação. O atual vice-campeão candango, este ano, será treinado pelo conhecido Adelson de Almeida, ex-treinador do Ceilândia. Formada por uma mescla de juventude e experiência, o Jacaré visa, além do título, o acesso à série C do futebol brasileiro. O time terá um elenco recheado de jogadores renomados, como os zagueiros Lúcio (ex-seleção brasileira) e Antônio Carlos (ex-Botafogo) e os meias Erick Flores (ex-Flamengo) e Morais (ex-Vasco).

 Lucas Bolzan/Brasiliense F.C
Brasiliense tenta voltar ao topo do futebol candango

São mais de 30 jogadores no plantel. Adelson de Almeida vem trabalhando forte para determinar o time-base que entrará em campo durante a competição local. Ao todo, a equipe fez sete amistosos e jogos-treino, com seis vitórias e um empate, tomando apenas três gols, transformando o aproveitamento bem positivo.

Temos um elenco grande e o aproveitamento nesses amistosos foi positivo. Reavaliaremos tudo o que fizemos até agora, principalmente a atuação dos jogadores. Vamos também reavaliar nossa performance dentro de campo, para performarmos bem no campeonato

Adelson de Almeida, treinador do Brasiliense

Outra novidade para o torcedor do Brasiliense será a volta do Estádio Serejão, a Boca do Jacaré. A diretoria, de forma incansável, corre atrás diariamente para que todas as pendências sejam sanadas e o palco esteja disponível para a estreia, diante do Santa Maria.

Confira o elenco do Brasiliense para o Candangão 2019:
Goleiros: Edmar Sucuri, Fernandes, Felipe Lacerda;
Laterais direito: Patrick e Alex Murici;
Laterais Esquerdo: Wellington Saci, Gleicinho e Romano;
Zagueiros: Lúcio, Badhiuga, Preto Costa, Wallace, Welton Felipe e Antônio Carlos;
Volantes: Gabriel, Aldo, Emerson Martins, Radamés, Geovane e Dudu;
Meias: Peninha, Cabralzinho, Fabinho, Morais, Paulinho e Erick Flores;
Atacantes: Romarinho, Luquinhas, Michel Platini, Gilvan, Mirandinha, Reinaldo e Vítor Mariano.

CAPITAL
Atual campeão da divisão de acesso do futebol candango, o Capital chega à elite com o objetivo de mostrar uma estratégia de trabalho totalmente dinâmica, misturando juventude e profissionalismo. Com uma comissão técnica jovem, liderado pelo remanescente Hugo Almeida, a Coruja segue trabalhando firme para a competição local, em busca de voos maiores.

Com o plantel apresentado em novembro, a equipe começou os trabalhos em 10 de dezembro. Trabalhando de forma intensa, o time realiza treinamentos no clube da Ascade, no Setor de Clubes Sul e também no Estádio JK, no Paranoá.

Ao todo, 32 atletas irão compor o elenco. Escolhidos a dedo pelo treinador da equipe, o Capital realizou pré-temporada temporada positiva, empatando um amistoso contra a equipe profissional do Goiás em 2 a 2, fora de casa.

O Capital mandará os jogos no Mané Garrincha, mais um fator de incentivo para os jogadores, que sonham em jogar em uma arena de Copa do Mundo. Visando todos esses pontos, Hugo Almeida tem expectativa de chegar longe, mas pondera que jogará o Candangão com os pés no chão.

Pelo plantel que montamos, a expectativa é fazer um bom campeonato, pois tive a liberdade de escolher os atletas. Estamos treinando forte, com ajuda de jogadores experientes: tudo isso deixa um incentivo para brigarmos pelo título

Hugo Almeida, treinador do Capital

Confira o elenco do Capital para o Candangão 2019:
Goleiros: Matheus Lorenzo, Matheus Brandão e Renato Vinícius;
Laterais direito: Marcos Douglas, Júlio Languinho e Matheus Surcin;
Zagueiros: Pedro Medeiros, Daniel Felipe, Luan Gontijo, Johnatans Bispo, Wesley Moreira e Alex Ferreira;
Laterais esquerdo: Júnior Alves, Fabrício Teixeira e Pedro Cabeça;
Volantes: Judvan Lucas, Kilberty Torres, Juan Jesus, Matheus Cunhado, Douglas Alves e Vinícius Lucas;
Meias: Julen Sandy, Paulinho Fernandes, Douglas Dougão, Igor Moura, Fernandinho Lopes e Matheus Nolasco;
Atacantes: Vitor Anjinho, Alysson Ferreira, Guga Ferreira, Klysman Henrique e Guilherme Paiva.

CEILÂNDIA
Buscando chegar longe, igual em 2016 e 2017, o Gato Preto se reformulou, e promete fazer um bom campeonato com uma equipe renovada e modificada. Comandada por Jairo Araújo e auxiliado por Rodriguinho, dois ex-jogadores famosos no Distrito Federal, a equipe segue trabalhando forte em seu centro de treinamento, visando a competição local.

São mais de 20 jogadores no elenco. Dentre eles, cinco remanescentes: Cocada, Kabrine, Dudu Lopes, Gago e Wallace. Porém, entre os novos atletas que chegaram, algumas novidades, entre elas, o atacante Tatuí, que ficou conhecido em vestir a camisa do Luziânia, e inclusive marcar o gol do título candango de 2016, pelo time goiano.

Durante a preparação para a competição local, disputou três amistosos, com duas vitórias e um empate com o Atlético Goianiense, jogando em Goiânia, jogo que sacramentou a saída do goleiro Wendell, negociação que pegou de surpresa a comissão técnica ceilandense.

Porém, para o lugar do arqueiro, chegou Victor Brasil. O goleiro, que atuou com a camisa do Gama na temporada passada chega para ser um dos principais jogadores do elenco.

O time mandará os jogos no Estádio Abadião. A expectativa da diretoria é usar várias estratégias para ter o apoio do torcedor durante os jogos.

Confira o elenco do Ceilândia para o Candangão 2019:
Goleiros: Vinicius, Victor Brasil e Leonardo;
Zagueiros: Cocada, Felipe Marcelino, Jefferson e Sami;
Laterais: Michel Jardim, Dudu Lopes, Ronaldo e Kabrine;
Volantes: Caio e Herisson;
Meias: Helinho, Gago, Gabriel e Luciano Mandi;
Atacantes: Vinicius Rocha, Wilker, David Dener, Tatui, Romário e Wallace.

FORMOSA
Apresentado no início do ano, o Tsunami do Cerrado se movimenta buscando ter feito os grandes ajustes durante a pré-temporada. Comandado pelo conhecido treinador Heli Carlos, o elenco terá mais de 20 atletas, entre eles, alguns conhecidos, como os volantes Everton Cézar (ex-Sobradinho) e Agenor (ex-Brasiliense).

Misturado a eles, jogadores jovens e alguns remanescentes, com o objetivo de surpreender e chegar no mínimo à segunda fase da competição. Durante a pré-temporada intensa, o Formosa realizou apenas dois jogos amistosos, com uma vitória e uma derrota.

O mando de jogos da equipe goiana será no Estádio Diogão, em Formosa. O palco é um dos pontos fortes para a conquista de vitórias do Tsunami durante o campeonato.

Confira o elenco do Formosa para o Candangão 2019:
Goleiros: Andrey e Marcão;
Zagueiros: Elton, Paganelli, Almeida e Agnaldo;
Laterais: Glauber, Jair Júnior, Luiz Eduardo;
Volantes: Agenor, Everton Cezar, Juninho, Gean Carlos e Patrick;
Meias: Rato e Foguinho;
Atacantes: Neiva, Luis Douglas, Taime Cambalhota e Allandelon.

GAMA
O maior campeão candango, com 11 títulos locais, luta a cada ano para manter sua hegemonia dentro do Distrito Federal. Após ter feito fracassadas campanhas nos últimos anos, não chegando nem nas semifinais do Candangão, a meta, em 2019 é mudar esse panorama negativo e voltar às glórias.

Para isso, com um time totalmente renovado, o periquito trabalha diariamente em seu Centro de Treinamento, com o objetivo de chegar longe e garantir vagas em competições nacionais, fato que não acontece desde 2016. Durante a pré-temporada, o alviverde candango fez cinco amistosos, com três vitórias e dois empates.

Comandado pelo novato treinador Vilson Taddei, a equipe tem no elenco 27 jogadores, com alguns remanescentes e experientes, como o zagueiro Emerson (ex- Coritiba e Seleção Brasileira), Tiago Gaúcho (campeão pelo Gama em 2015) e o atacante Nunes (Ex-Brasiliense).

Confira o elenco do Gama para o Candangão 2019:
Goleiros: Rodrigo Calaça, Bismarck e Marcos;
Zagueiros: Émerson, Gustavo Henrique, Samuel e Lúcio;
Laterais: Alex Santos, Felipe Tavares, Mário Henrique e Cleidson;
Volantes: Lucas Dias, Filipe Werley, Wagner Baloteli, Tiago Gaúcho;
Meias: Norton, Tarta, Gilsinho, Wisman, Lucas Tavares, Wanderson;
Atacantes: Betinho, Nunes, Jéferson Viana, Vitor Xavier, Mateus.

LUZIÂNIA
Trabalhando desde dezembro de forma tímida, o bicampeão candango, Luziânia, busca fazer uma temporada positiva neste ano. Com um elenco recheado de jogadores conhecidos pelo torcedor azulino, a “igrejinha” se foca para chegar entre as melhores equipes do campeonato.

Com mais de 20 jogadores no plantel, a equipe treina na própria cidade e em seu estádio, Serra do Lago, onde mandará seus jogos durante a competição.

No elenco, muitos nomes conhecidos e de extrema confiança de Luis Carlos, como o goleiro Márcio Fernandes, os zagueiros Perivaldo e Rodrigo Barros, os volantes David e Castro Jr., e o atacante Dan.

Junto aos velhos conhecidos, vários jogadores da base e alguns atletas advindos de outras equipes formarão o elenco que realizou uma forte pré-temporada, com alguns amistosos, entre eles com o Anapolina, onde venceu por 1 a 0 e contra o Vila Nova, onde empatou fora de casa, em 0 a 0.

Confira o elenco do Luziânia para o Candangão 2019:
Goleiros: Márcio Fernandes, Ricardo Dida e Marcelo;
Zagueiros: Perivaldo, Rodrigo Barros, Gustavo Porto e Matheus Silva;
Laterais: Tom, Erick, Dedê, Marcelinho e Heberthy;
Volantes: David, Castro Jr., Lucas Garcia e Lucas Silveira;
Meias: William, Marlon, Allanzinho, Gustavo, Felipe, Maranhão e Lila;
Atacantes: “El Tanque” Felipe, Dan e Luis Alceu.

PARACATU
Pré-temporada proveitosa e positiva. Essa é a grande resposta sobre a preparação do Paracatu para o Candangão 2019. Se preparando na tímida cidade mineira localizada a quase 300 km de Brasília, a Águia do Noroeste trabalha desde dezembro buscando fazer bonito no Candangão.

Com algumas novidades, entre elas a ascensão de jogadores da base, o treinador Joel Cornelli também tem em seu plantel jogadores conhecidos pelo torcedor, como o volante Acerola (ex-Brasiliense), Douglas Ratinho (ex-Brazlândia) e Diego Nogueira, que jogou pelo time mineiro na temporada passada, mas estava afastado.

Durante a pré-temporada, trabalhos intensos foram feitos. Avaliações físicas e técnicas complementam o trabalho do comandante da Águia, que jogou um “minicampeonato mineiro” de amistosos, tendo um aproveitamento positivo: quatro vitórias em quatro jogos, sendo dois contra o URT-MG e um contra o Uberlândia-MG.

O Paracatu terá como seu mando o Estádio Frei Norberto. A arena é considerada “caldeirão” para o torcedor e sendo um grande obstáculo para os adversários, a equipe mineira pretende usar o fator casa como ponto forte, assim como fez nos anos anteriores.

Confira o elenco do Paracatu para o Candangão 2019:
Goleiros: Eliomar e Gabriel Silva;
Zagueiros: Wellington Guirra (Tom), Ian Cássio, Hicaro Reis, Alisson Vieira e Pierre Veiga;
Laterais: Ítalo Rodrigues, Ícaro Luan, Henrique Loureiro, Douglas Ratinho, Danilo Itaporanga e Magal;
Volantes: Pedro Reis, Adryan Murilo, Acerola, Batata, Zé Wilson e João Marcos;
Meias: Gustavo Santana, David Manteiga, Carlos Henrique, Maycon Alagoano e Diego Nogueira;
Atacantes: Maxsuel Rodrigues, Gustavo Kanu, Davi Machado, Leandro Aguiar, Rafael Pilões, Richely e Cecel.

SANTA MARIA
Muitas indefinições fizeram o Santa Maria ter uma curta pré-temporada. Apresentada em 5 de fevereiro, a Águia iniciou os trabalhos de forma intensa, buscando os rápidos encaixes para o Candangão.

Mesmo tendo apresentado o elenco e comissão, não demorou uma semana para o comando técnico mudar. Eduardo Vieira, que havia sido anunciado como treinador, assumiu a função de auxiliar-técnico e deu lugar a Luiz Henrique, que treinou o Bolamense na temporada passada.

Com um elenco composto de 24 jogadores, a equipe, aos poucos, segue se reforçando, anunciando um atleta em cada dia de pré-temporada. Entre os contratados, alguns conhecidos, como o experiente goleiro Uoston, que jogou pelo Samambaia na temporada passada, o volante Bigu, e o atacante Maiqui Rio.

Em meio à correria de treinamentos e trabalhos de preparação, dois amistosos preparatórios foram feitos, sendo uma vitória contra uma equipe amadora por 3 a 0 e a derrota para o Real F. C., por 2 a 1.

Sem estádio próprio, o Santa Maria mandará seus jogos no estádio Bezerrão, no Gama, valorizando a facilidade de logística da equipe durante os jogos em casa.

Confira o elenco do Santa Maria para o Candangão 2019:
Goleiros: Henrique Viana, Uoston e Rhuan;
Zagueiros: Rael, Cristiano, Jonatha, Carlão e Nicolas;
Laterais: Mateus e Jonathan;
Volantes: Felipe, Bigu, Wesley (ex-Bafão) e Romário;
Meias: Biro, Índio Potiguar, Marcelinho, Wallace e Everton Gauchinho;
Atacantes: Diego, Maiqui Rio, Washington, Dourado e Miquéias.

SOBRADINHO
Atual campeão candango, onde conquistou um título local após 31 anos, o Sobradinho entra na temporada 2019 com mais outros grandes objetivos em pauta: Série D, Copa do Brasil e Copa Verde.

Com um final de 2018 envolvido na base do mistério, aos poucos o trabalho do Leão da Serra foi começando a ser mostrado através das redes sociais do clube. Novos uniformes, treinamentos e contratações foram montando o “quebra-cabeça” de o que será do Sobradinho para as competições em pauta.

Para o Candangão 2019, a diretoria confirmou a manutenção do treinador Victor Santana, que defenderá o título, continuando o excelente trabalho, mas agora com um elenco diferente e reduzido, com apenas 19 jogadores. Na preparação, o Sobradinho goleou uma equipe amadora por 4 a 0 e perdeu para a equipe da Aparecidense por 1 a 0, em um jogo que não terminou, por conta das fortes chuvas.

Entre os jogadores contratados, muitos conhecidos e experientes, como Werick (ex-Real F. C.), Rafa Fontes (ex-Paranoá), Lucas Victor e João de Deus, com passagens por grandes clubes, como o goleiro Rafael Copetti, que jogou pelo Vasco-RJ, além de alguns remanescentes do elenco campeão de 2018.

A casa do Sobradinho será o Augustinho Lima. Com a expectativa de fazer grandes jogos diante de seu torcedor, outra meta da diretoria do Leão é mandar o jogo da Copa do Brasil, contra o América-RN em sua casa. Para isso, muito trabalho está sendo feito nos bastidores.

Confira o elenco do Sobradinho para o Candangão 2019:
Goleiros: Maycon e Rafael Copetti
Zagueiros: Igor, Caio e Humberto;
Laterais: Dionatan e Júlio Ferrari;
Volantes: Werick, Thiago Bispo e Gabriel;
Meias: João Manoel, Rafa Fontes, Luiz Felipe, Marlon e Vaninho;
Atacantes: Guilherme, Lucas Victor, João de Deus e Jefferson Carioca.

 

REAL F. C.
A recém-chegada equipe na elite do futebol do DF chega para o Candangão 2019 como uma das grandes favoritas. Com um excelente trabalho de organização e preparação, o Leão do Planalto segue trabalhando firme em busca de encaixar as grandes peças para a competição local.

Valorizando a base vencedora, a diretoria do Real garantiu a ascensão de diversos atletas juniores para os profissionais. Destaques para o goleiro Henrique Marchezan e o atacante Rangel, que com o passar do tempo, ganharam confiança e, agora, mostrarão serviço no time “de cima”.

No comando técnico, total renovação: o novato Paulo Pereira assumirá a função de treinador e quer adotar uma metodologia adquirida no futebol paulista para conseguir bons resultados.

Já sobre o elenco, além de atletas juniores, o Real fez algumas contratações pontuais, como a volta do goleiro Léo, que estava no futebol português, o conhecido lateral esquerdo Kaká, o atacante Serginho, ex-Paracatu, o atacante Nelisson, que fez história no Distrito Federal com a camisa do Luziânia e o meia Filipe Cirne, que estava no Brasiliense.

Equipe que mais fez jogos de preparação durante a pré-temporada, o Real jogou nove amistosos/jogos-treino, com sete vitórias e dois empates, transformando o fator como positivo para a estreia no Candangão.

Como mando de campo, o Real anunciou mais uma novidade: a reforma do estádio Defelê, localizado na Vila Planalto. Porém, como as obras não tiveram agilidade para o início do Candangão e este ano, o Mané Garrincha continuará sendo o palco principal do Leão do Planalto durante os jogos.

Confira o elenco do Real F. C. para o Candangão 2019:
Goleiros: Léo Rodrigues, Henrique Marchezan e João;
Zagueiros: Joeder, Eduardo José, Wesley Barbosa, Hyago e Patrick;
Laterais: Luan, Erick, China, Kaká e Caíque Dias;
Volantes: Robinho, Belotti, Paulo Henrique, Graxa e Andrei;
Meias: Victor Hugo, Raphael Carioca, Paulinho e Filipe Cirne;
Atacantes: Pedrinho, Rangel, Serginho, Igor Balotelli, Daniel, Nelisson  e Roger Gaúcho.

TAGUATINGA
Tradicional no Distrito Federal, o Taguatinga Esporte Clube, quarto maior campeão candango, com cinco títulos conquistados, está de volta após vários anos fora do cenário do futebol de Brasília.

Atual vice-campeão de acesso, a Águia Candanga chega à elite novamente para honrar seu tradicional nome durante a competição. Treinando no CT do Jaguar, localizado na região de Brazlândia, a equipe segue na preparação com o comando do experiente Ricardo Antônio, bicampeão candango com a camisa do Luziânia, em 2014 e 2016.

Com mais de 25 atletas no elenco, alguns jogadores novos, mas na mistura com os experientes que virarão grandes referências dentro da equipe. Dois deles são Didão e Wesley Brasília: o primeiro, volante, foi campeão com a camisa do Ceilândia, em 2012. Já Wesley, da mesma posição, estava atuando no Botafogo-DF.

Durante a pré-temporada, apenas três jogos amistosos realizados: duas vitórias e uma derrota para o Gama, em jogo que foi realizado no CT do Ninho do Periquito.

A pretensão da diretoria do Taguatinga é voltar ao Serejão, assim como o Brasiliense, justamente para honrar o codinome da cidade. Negociações estão sendo feitas com administração da cidade para que o time mande os jogos do Candangão no estádio.

Confira o elenco do Taguatinga para o Candangão 2019:
Goleiros: Diogo, Luan e Marlon;
Zagueiros: Índio, Bruno, Ferrugem, Moisés, Paulo Vitor e Felipe Lira;
Laterais: Amaral, Gabriel, Matheus  e Renato Marcell;
Volantes: Didão, Alekson, Wagner e Leandro Lima;
Meias: Marquinhos, Johnathan, Pedrinho, Wesley Brasília e Rodrigo Menezes;
Atacantes: Marcos Vinícius, Jô Baiano, Jean Felipe, João Maurício, Wellington, Júlio César e Hugo.

Primeira rodada definida
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) definiu datas, locais e horários da primeira rodada do Candangão 2019. Confira os jogos:

26/01 (sábado)

10h30
Brasiliense x Santa Maria – Serejão

16h
Luziânia x Paracatu – Serra do Lago

20h
Gama x Bolamense – Bezerrão

27/01 (domingo)

10h30
Ceilândia x Real – Abadião

11h
Sobradinho x Capital – Augustinho Lima

17h
Formosa x Taguatinga – Diogão

 

Compartilhar notícia