Fórmula 1: George Russell é pole position no Canadá; Bortoleto é o 15º

Piloto da Mercedes deixou Verstappen e McLarens para trás e largará na primeira posição do grid de largada no Canadá

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Minas Panagiotakis/Getty Images
Imagem colorida de carro da Fórmula 1 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de carro da Fórmula 1 - Metrópoles - Foto: Minas Panagiotakis/Getty Images

O grid de largada do GP do Canadá de Fórmula 1 está definido. Na tarde deste sábado (14/6), George Russell e sua Mercedes fizeram o melhor tempo, dominaram a prova de classificação e largarão na pole position na prova deste domingo (15/6). Max Verstappen, Oscar Piastri e Kimi Antonelli completam as quatro primeiras posições do grid. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará na 15ª posição, após punição a Yuki Tsunoda.

O GP do Canadá de Fórmula 1 acontece neste domingo, às 15h (horário de Brasília). Confira o grid de largada:

“Foi incrível, na frente dessa torcida espetacular. Foi uma das melhores voltas da minha vida, a gente tem a previsão da volta, eu via um décimo mais rápido, na última curva eu vi seis décimos mais rápido e pensei ‘olha, essa volta é realmente muito boa”, celebrou o piloto da Mercedes, que repetiu o feito em 2025, após conquistar a pole no país no ano anterior.

Russell chegou ao topo com uma volta de 1m10s899, em sua sexta pole na carreira.

Q1

O Q1 começou com Carlos Sainz anotando o primeiro tempo, mas logo superado por Yuki Tsunoda e pelo próprio Russell. Faltando 12 minutos para o fim, o brasileiro Gabriel Bortoleto fez ótima volta e apareceu na quarta posição. Momentos depois, Oscar Piastri fez o melhor tempo, com 1min12s332.

Com Alonso na liderança, um susto: a tampa do carro de Alexander Albon se soltou, ocasionando bandeira vermelha e interrompendo a prova por alguns minutos. Veja o momento:

O Q1 terminou com as McLarens de Piastri e Norris na ponta e com Bortoleto, Pierre Gasly, Liam Lawson, Lance Stroll e Carlos Sainz eliminados.

Q2

Repetindo a rivalidade na temporada, Verstappen começou a segunda sessão tomando a ponta de Piastri e Norris. Logo depois, foi a vez de Charles Leclerc fazer o melhor tempo. Mas o Q2 terminou com George Russell na ponta e Esteban Ocon, Oliver Bearman, Nico Hulkenberg, Franco Colapinto e Yuki Tsunoda eliminados.

Q3

O Q3 teve Leclerc, Piastri e Verstappen se alternando na ponta da sessão. Mas de forma espetacular, George Russell assumiu o topo ao fim do período e garantiu sua sexta pole na carreira, a primeira na temporada.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?