metropoles.com

Finais da NBA: saiba tudo sobre a decisão entre Celtics e Mavericks

Com estrelas em busca de seu primeiro título na liga, Mavs e Celtics começam a decidir o título nesta quinta-feira (6/6). Veja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tim Heitman/Getty Images
Tatum e Doncic
1 de 1 Tatum e Doncic - Foto: Tim Heitman/Getty Images

Chegou a hora de definir o campeão da temporada 23/24 da  NBA. Boston Celtics e Dallas Mavericks entram em quadra para o primeiro duelo nesta quinta-feira (6/6), às 21h30. O jogo acontecerá no TD Garden e a final terá sete partidas, quem vencer quatro jogos levanta a taça. Se houver a necessidade do sétimo jogo, o Celtics jogará em casa por ter a melhor campanha na temporada regular.

Campanhas até a final

Na fase classificatória, o Boston Celtics teve 64 vitórias e 18 derrotas, e garantiu a melhor campanha e a primeira posição geral. Nos playoffs, o time não teve nenhuma dificuldade e venceu o Miami Heat por 4×1, o Cleveland Cavaliers por 4×1 e varreu o Indiana Pacers por 4×0.

Já o Mavericks ficou em quinto lugar na divisão Oeste, e foi aos playoffs com 50 vitórias e 32 derrotas. Na pós-temporada a equipe também não teve muitas dificuldades para avançar, e venceu o Los Angeles Clippers por 4×2, o Oklahoma City Thunder por 4×2 e o Minessota Timberwolves por 4×1.

Confrontos diretos

Nos duelos entre as equipes durante a temporada, o Celtics levou a melhor nos dois jogos de 2024. No dia 22 de janeiro, o time de Boston venceu em Dallas por 119 x 110, com destaque para Jayson Tatum que foi o maior pontuador com 39 pontos. Já no outro jogo, no dia primeiro de março, o Celtics jogou em casa e venceu com mais facilidade, por 138 x 110. Novamente, destaque para Tatum que teve 32 pontos no jogo.

Destaques individuais
Pelo lado do Celtics, a dupla Tatum e Jaylen Brown são a principal arma para conquistar o título. Tatum esteve no quinteto ideal da NBA em três das últimas cinco temporadas, mas ainda não ganhou um título, assim como Brown. A dupla teve mais de 22 pontos cada nos jogos de playoffs. Tatum foi eleito o MVP da conferência Leste.
No Mavericks, o destaque está na dupla Doncic e Irving, esse último é ex-jogador do Celtics, e tem uma relação hostil com a torcida adversária. Juntos, Doncic e Irving foram apenas a terceira dupla na história a conseguir mais de 30 pontos juntos em jogos decisivos dos playoffs. Doncic venceu o prêmio de MVP da conferência Oeste e esteve na final do prêmio de melhor jogador da temporada.
Datas e locais dos jogos
Jogo 1 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 6/6 às 21h30
Jogo 2 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 9/9 às 21h
Jogo 3 – Boston Celtics x Dallas Mavericks – AA Center, Dallas, 12/6 às 21h30
Jogo 4 – Boston Celtics x Dallas Mavericks – AA Center, Dallas, 14/6 às 21h30
Jogo 5 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 17/6 às 21h30
Jogo 6 – Boston Celtics x Dallas Mavericks –  AA Center, Dallas, 20/6 às 21h30
Jogo 7 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 23/6, às 21h00
Transmissão das finais
Os jogos serão transmitidos tanto na TV aberta, com exclusividade pela Band, como na fechada, onde ESPN e Star+ farão a transmissão dos jogos.
Prováveis quintetos titulares 
Celtics: Jrue Holiday, Derrick White, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Kristaps Porzingis.

Mavericks: Kyrie Irving, Luka Doncic, Derrick Jones Jr, PJ Washington e Daniel Gafford.

Curiosidades
O Celtics é o maior campeão da NBA, empatado com o Lakers com 17 conquistas, e busca a vitória nessa temporada para se isolar. Já o Mavericks venceu apenas uma vez, e disputou a final por três vezes. Além de marcar o reencontro de Irving contra o Celtics, a decisão também marca os primeiros jogos de Porzings contra seu ex-time, o Mavericks.
Os dois times conquistaram 13 vitórias em 15 jogos fora de casa nesses playoffs. Sobre títulos, o Mavericks venceu seu único em 2011, e o Celtics não vence um campeonato desde 2008. Desde que os playoffs passaram a ter 40 times, só um venceu sem estar entre os três melhores da conferência, o Houston Rockets, na temporada 1994/1995, que levou o título mesmo após se classificar em sexto do Oeste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?