metropoles.com

Finais da Copa Satélite encerram o ano do futebol de base no DF

A Copa Satélite fechou o ano da base no Distrito Federal. As finais aconteceram no CT do Brasiliense

atualizado

Compartilhar notícia

Foto BNT Campeã
1 de 1 Foto BNT Campeã - Foto: null

A Copa Satélite chegou ao seu final na tarde desta quarta (20/12), com a realização das finais do Sub 10 até o Sub 18. Os jogos aconteceram no Centro de Treinamento do Brasiliense durante todo o dia. Essa foi a última competição das categorias de base no ano de 2023.

Confira como foram os jogos em cada categoria:

Sub 10

Na primeira final do dia estavam as duas melhores equipes da primeira fase, a Brasília Futebol Academia (BFA), que chegou a final invicta, com quatro vitórias em quatro jogos, e o Santos-DF, que só perdeu para a BFA na primeira fase, por 2 x 1.

E o resultado acabou se repetindo na final. A BFA começou melhor e mandando no jogo, e abriu o placar aos 14 minutos. Cauã fez boa jogada e deu bom passe para João Vicente, que carregou com liberdade, e colocou no canto direito do goleiro.

Na segunda etapa a BFA fez mais um e ampliou o placar aos 13 minutos. Após um bate e rebate na área, Sandiego recebeu em liberdade e bateu pro gol vazio, 2 x 0. O Santos-DF diminuiu o placar faltando dois minutos para o final do jogo, em cobrança de pênalti de Arthur.

O gol colocou fogo de vez no jogo, mas apesar de passar a ser mais incisiva, a escolinha do time paulista não finalizava bem e perdeu as poucas chances que teve. Final de jogo, BFA campeã vencendo por 2 x 1.

Sub 12

Santos-DF e BFA se reencontraram na categoria Sub 12 e fizeram outro grande jogo. As duas equipes tiveram as melhores campanhas e estavam no grupo A, empatando na primeira fase por 0x0. Mas na final quem levou a melhor dessa vez foi o Santos-DF por 2 x 1.

O jogo foi bem disputado e aos 11 minutos o Santos DF abriu o placar. Renato Marinho recebeu a bola no meio e acertou um lindo chute de longe para fazer o primeiro. A BFA equilibrou o jogo e aos 17 minutos do primeiro tempo chegou ao empate. João Miguel avançou pela esquerda e cruzou na medida para Kassiel que cabeceou com categoria para empatar, 1 x 1.

O jogo foi para os pênaltis e aí brilhou a estrela do goleiro Apollo, do Santos-DF, que defendeu duas cobranças e garantiu o título para a equipe, 4 x 3 nas penalidades. O artilheiro do Sub 12 foi Davi Brasil, do Inter de Brasília, que fez cinco gols na competição

Sub 14

A equipe da Brasília Novos Talentos (BNT) chegou de forma inesperada a final, por ser uma equipe nova e que não havia feito uma boa primeira fase, perdendo três dos seus quatro jogos. Já a Gama Academy chegou como grande favorita por chegar de forma invicta, 100% de aproveitamento, e levando apenas um gol. Mas na final tudo mudou e a BFA fez a sua melhor partida na competição, dominando o jogo de ponta a ponta e garantindo o título, com vitória por 3 x 1.

A BNT conseguiu abrir o placar já aos quatro minutos. O goleiro Emanoel dominou a bola, mas acabou dormindo no lance, e viu o atacante Arthur Cavalcante roubar a bola e fazer o primeiro gol do jogo. a Gama Academy equilibrou mais o jogo e tentou chegar ao empate, mas acabou sofrendo o segundo aos oito minutos. Gustavo Fernandes foi carregando a bola e chutou de longe, o goleiro Emanoel falhou mais uma vez e a bola entrou no cantinho.

No final da segunda etapa o jogo parecia que ficaria mais equilibrado, quando a BNT teve um jogador expulso. Mas mesmo com um a menos a equipe conseguiu matar o jogo. No último minuto do segundo tempo, Arthur Cavalcante recebeu em velocidade no contra-ataque e só deslocou o goleiro. Ainda deu tempo da Gama Academy diminuir o placar no último lance, final de jogo e BNT campeã.

Sub 16

A categoria teve a disputa mais equilibrada dentre todas as categorias, e uma final bem disputada entre Águas Lindas e Tigres, que só foi decidida nos pênaltis, após um jogo em que cada equipe dominou um dos tempos e teve boas chances para abrir o placar, que acabou ficando 0x0.

Nas penalidades, melhor para a equipe de Águas Lindas, que teve o seu goleiro Guilherme como grande herói ao pegar três penalidades e ajudar a equipe a sair com o título, placar final 5 x 4.

Sub 18

Na última final do dia, Greval e Real Juventus se enfrentaram pelo título, e o roteiro acabou surpreendo ao final do jogo. O Greval venceu por 3 x 1 de virada e saiu com o título

Mas o começo do jogo mostrou um cenário diferente, pois quem saiu na frente foi a Real Juventus, com apenas 30 segundos de jogo. A zaga saiu jogando errado e o atacante Colgate conseguiu ficar com ela e fez o primeiro da partida.

Mas quando parecia que o cenário seria favorável a Real Juventus, o Greval melhorou na partida e empatou ainda no primeiro tempo, com Gabriel Pae, que subiu e testou firme após um bom cruzamento do escanteio cobrado por Azevedo.

A virada veio na segunda etapa, Azevedo fez ótima jogada e cruzou para a área, Gabriel Pae fez lindo corta luz e Gabriel Piauí, sozinho após Riquelme puxar a marcação, fez o gol da virada. O Greval trabalhou a vantagem do resultado e ainda ampliou. Vinícius cobrou falta próximo ao meio, ninguém desviou na bola aérea e ela acabou entrando direto, 3 x 1 e título confirmado.

Confira algumas fotos das finais:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?