Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ao vivoHoje
BELBEL
0X1
EGIEGI
FinalizadoHoje
ESPESP
0X0
CVRCVR
19hHoje
ARAARA
-X-
URUURU
22hHoje
IRAIRA
-X-
NZLNZL
Esportes

Fifa tenta promover jogo entre Israel e Palestina em novo torneio

Entidade deseja reunir as seleções sub-15 dos países na abertura de nova competição prevista para setembro, nos Estados Unidos

15/06/2026 16:24
Compartilhar notícia
Christian Charisius/picture alliance via Getty Images
Foto colorida da sede da Fifa em Zurique, na Suíça - Metrópoles

A Fifa estuda realizar uma partida entre Israel e Palestina na abertura de um novo torneio sub-15 de seleções, que será disputado nos Estados Unidos. A ideia faz parte dos planos da entidade para a primeira edição da competição, prevista para setembro deste ano.

O campeonato será aberto às 211 federações filiadas à Fifa, incluindo a Rússia, que segue suspensa das competições organizadas pela entidade desde a invasão da Ucrânia, em 2022. Apesar da proposta da Fifa, Israel e Palestina ainda não confirmaram presença no torneio.

A possibilidade de um confronto entre as duas seleções ganhou repercussão após dirigentes israelenses se mostrarem favoráveis à iniciativa. Em declaração ao jornal The Athletic, a Federação Israelense de Futebol afirmou enxergar o esporte como uma ferramenta para promover aproximação entre os povos.

Segundo a entidade, há disposição para participar de ações que contribuam para a construção de um ambiente de diálogo e convivência. Já a Federação Palestina de Futebol não comentou publicamente a proposta.

A ideia surge poucos meses depois de um episódio envolvendo representantes das duas federações durante o congresso anual da Fifa. Na ocasião, o presidente da entidade, Gianni Infantino, tentou promover um encontro entre dirigentes israelenses e palestinos no palco do evento.

O gesto, porém, não teve o resultado esperado. Após discursos sobre temas ligados ao conflito na região, representantes dos dois lados evitaram uma aproximação pública, evidenciando as tensões que ainda marca a relação entre as federações.

Caso seja confirmada, a partida entre Israel e Palestina abrirá uma competição criada para reunir seleções de base de diferentes partes do mundo e servirá como um dos principais símbolos da nova iniciativa da Fifa.