Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
FinalizadoHoje
AUSAUS
3X1
JORJOR
FinalizadoHoje
PORPOR
1X1
CONCON
17hHoje
INGING
-X-
CROCRO
20hHoje
GANGAN
-X-
PANPAN
23hHoje
UZBUZB
-X-
COLCOL
Esportes

Equipe do NBB anuncia primeira treinadora da história da competição

Na mesma semana em que anunciou a saída do Flávio Espiga, o Fortaleza Basquete Cearense anunciou a sérvia-australiana Jelena Todorovic

18/07/2025 16:42, atualizado 18/07/2025 16:44
Compartilhar notícia
Reprodução Instagram Jelena Todorovic
Jelena Todorivic em evento em escola estrangeira

O dia 18 de julho de 2025 entrou para a história, tanto do Fortaleza Basquete Cearense, quanto para o NBB. O time do Ceará anunciou a contratação da primeira treinadora da história da competição: a sérvia-australiana Jelena Todorovic. Ela teve participação no desenvolvimento de Giannis Antetokounmpo e outros craques mundiais.

Apesar de ter nascido em Belgrado, ela viveu grande parte da vida adulta na Austrália e nos Estados Unidos. A profissional chega ao clube após o anúncio da saída de Flávio Espiga, treinador dos cearenses na temporada do NBB 2024/2025. O clube ficou na última colocação da primeira fase.

A técnica possui certificação da FIBA e Euroleague, mas ganhou experiência ao ser membra do Conselho de Treinadores da Euroliga, acompanhando o cotidiano do Estrela Vermelha e Partizan, da Sérvia, Bayern de Munique, da Alemanha, Panathinaikos, da Grécia, e Real Madrid, da Espanha.

Além disso, foi jogadora do Estrela Vermelha até 2011 e tem especializações em psicologia esportiva, nutrição esportiva e prevenção de lesões.

Contato anterior com o Fortaleza

No início de 2025, o Fortaleza Basquete Cearense anunciou evento próprio voltado ao desenvolvimento de jogadores de basquete e um dos grandes destaques foi a participação de Jelena Todorovic, anunciada como gerente de operações do EHCB, maior instituição de treinadores europeus.

Segundo o portal Olympics, o primeiro contato entre a técnica e o time de basquete brasileiro foi quando Thális Braga, presidente do Fortaleza, foi visitar o atleta brasileiro Yago no Estrela Vermelha.