Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Esportes

Entenda situação dos clubes da Venezuela após ataque dos EUA

Venezuela tem quatro clubes na Libertadores e outros quatro na Copa Sul-Americana. País enfrenta crise após ataque dos EUA

05/01/2026 09:49
Buda Mendes/Getty Images
Entenda situação dos clubes da Venezuela após ataque dos EUA

O recente ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que culminou na captura de Nicolás Maduro, gera incertezas não só no cenário político do país, mas também no futebol.

A edição de 2026 da Copa Libertadores conta com quatro clubes venezuelanos classificados. Deportivo Táchira e Carabobo estão nos playoffs, enquanto Deportivo La Guaira e Universidad Central estão diretamente na fase de grupos.

Entenda situação dos clubes da Venezuela após ataque dos EUA - destaque galeria
3 imagens
Deportivo Táchira costuma frequentar a Libertadores.
Carabobo disputou a Libertadores em 2025.
Taça da Copa Libertadores.
1 de 3

Taça da Copa Libertadores.

Hector Vivas/Getty Images
Deportivo Táchira costuma frequentar a Libertadores.
2 de 3

Deportivo Táchira costuma frequentar a Libertadores.

Buda Mendes/Getty Images
Carabobo disputou a Libertadores em 2025.
3 de 3

Carabobo disputou a Libertadores em 2025.

Ignacio Amiconi/Eurasia Sport Images/Getty Images

Além disso, o país tem quatro representantes na Sul-Americana: Puerto Cabello, Monagas, Caracas e Metropolitanos.

Caso o conflito se agrave na Venezuela ou não permita a realização de partidas em segurança, é possível que as equipes mandem seus jogos fora do território do país. No entanto, medidas drásticas não deverão ser adotadas de imediato.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ao Metrópoles, a Conmebol, por meio da assessoria de imprensa, afirma acompanhar de perto os recentes acontecimentos na Venezuela. Ainda de acordo com a entidade, “não há, neste momento, modificações em relação aos calendários” da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

O governo da Venezuela decretou estado de exceção após a invasão americana, no último sábado (3/1). Segundo a imprensa local, cidades dos estados de Miranda (onde fica a capital Caracas) e Aragua, além de La Guaira foram atingidas por bombardeios.