metropoles.com

Empresa dona da Fórmula 1 prepara compra da MotoGP

Empresa americana Liberty Media está perto de selar a compra da MotoGP, afirmou o canal britânico Sky News

atualizado

Compartilhar notícia

Mirco Lazzari gp/Getty Images
Imagem colorida de pilotos da MotoGP lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pilotos da MotoGP lado a lado - Metrópoles - Foto: Mirco Lazzari gp/Getty Images

Proprietária dos direitos da Fórmula 1, a empresa americana Liberty Media está perto de selar a compra da MotoGP, afirmou o canal britânico Sky News, neste domingo. O acerto, estimado em 4 bilhões de euros (cerca de R$ 21,6 bilhões), poderia ser confirmado nesta segunda-feira (1º/4).

Se o acordo for confirmado, a Liberty Media concentrará a principal categoria do automobilismo mundial e também a maior competição de motovelocidade do planeta. Há especulações até de que as duas competições poderiam ter etapas disputadas simultaneamente no mesmo local.

A negociação foi revelada nos últimos dias pelo tradicional jornal The Financial Times. Na semana passada, o periódico garantiu que as conversas estavam avançadas e que o acordo poderia ser anunciado nos próximos dias. A expectativa agora é sobre uma possível oficialização do acordo no início desta semana.

De acordo com a Sky News, o CEO da Liberty Media, Greg Maffei, deve desembarcar em Madri nesta segunda-feira. A visita do executivo à capital espanhola, sede da Dorna Sports, empresa que detém os direitos comerciais da MotoGP, alimentou a expectativa por um anúncio neste início de semana.

De origem espanhola, a Dorna Sports também é proprietária da Moto2 e da Moto3, categorias de acesso à MotoGP, além da MotoE, competição de motos elétricas, e do World Superbike Championship Não há informações sobre se a Liberty Media adquiriria todas os eventos esportivos que pertencem atualmente à Dorna.

Outros dois grupos estariam interessados na aquisição da MotoGP: a TKO, que tem a propriedade dos direitos do UFC e da WWE, e a Qatar Sports Investments, grupo do Catar que é dono do Paris Saint-Germain.

Se confirmada, a aquisição poderá ser alvo de questionamentos na Justiça em razão da concentração de grandes competições esportivas nas mãos de um mesmo grupo. O mesmo aconteceu em 2017, quando o fundo de investimento CVC Capital Partners comprou a Fórmula 1, em 2006. Na ocasião, o fundo também era acionista da Dorna e precisou vender sua parte para que o negócio fosse aprovado pela Comissão Europeia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?