DF recebe competição com natação, corrida, SUP e canoa havaiana

Essa é a estreia do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar em águas doces. Prova será no Lago Paranoá, no dia 27 de maio

atualizado 07/05/2018 20:30

Felipe Menezes/Metrópoles

Após passar pela bela ilha de Florianópolis para a primeira etapa do ano, o Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar se prepara para aterrissar no Planalto Central do país. No dia 27 de maio, em Brasília, o maior festival de esportes de praia do Brasil irá proporcionar uma experiência inédita: a primeira vez que o circuito será realizado em um lago.

O Lago Paranoá, com 48km² de área e cerca de 80km de perímetro, sediará o evento. Para essa edição, as diversas provas – voltadas a todos os estilos e idades do Rei e Rainha do Mar – vêm em uma versão adaptada para o Distrito Federal não ficar de fora do circuito nacional.

Os atletas poderão escolher entre as já tradicionais competições de maratona aquática, que contam com três diferentes distâncias: Sprint (1km), Classic (2km) e Challenge (4km). Aos que preferem correr, o trajeto do Lake Run, de 5km, é a pedida. E, para quem não dispensa nenhuma das duas modalidades esportivas, o Lake Biathlon desafia os participantes com uma prova combinada: 1km de natação no lago e mais 2,5km de corrida.

Para os que desejam estar na água, mas preferem substituir as braçadas pelos remos, também haverá provas de SUP (stand-up paddle), em duas distâncias: 4km e 8km. E, ainda nessa etapa, outra novidade: será a primeira vez com canoa havaiana no circuito. Serão duas modalidades: 6km, para estreantes, e 12km, para atletas de elite. Já a criançada entre 8 e 13 anos poderá optar pelas provas infantis de natação no lago e corrida.

A expectativa é receber em torno de 2 mil participantes. Os competidores tradicionais do evento, acostumados com água salgada, terão que entender a diferença entre a natação no mar e no lago. Segundo Poliana Okimoto, medalhista olímpica e embaixadora do Rei e Rainha do Mar:

“A principal diferença entre nadar no mar e no lago é a densidade da água. Na água doce, o atleta se sente mais pesado do que no mar, onde, por causa do sal da água, ele consegue flutuar mais. Cada lugar tem a sua peculiaridade, e é preciso saber se adaptar”, disse a nadadora.

Após se aposentar no Rei e Rainha do Mar em dezembro de 2017, Poliana participou, como atleta amadora, da última etapa do circuito em Florianópolis, realizada em março, e arriscou-se pela primeira vez no biátlon. “O Rei e Rainha do Mar marcou o encerramento da minha carreira como atleta profissional e o início da minha carreira como atleta amadora. É um evento que sempre me acompanhou e fico muito feliz por participar”, afirmou Poliana.

O circuito, voltado para toda família, oferece a opção Combo Família Real, destinada aos pais que desejam incentivar seus filhos à pratica esportiva. Ao se inscreverem, eles recebem 10% de desconto na inscrição de seus filhos. Vale lembrar que as provas tradicionais são permitidas para atletas com 14 anos completados até 31 de dezembro de 2018.

Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar Etapa Brasília
Dia: 27 de maio
Local: Lago Paranoá – Brasília, DF
Horário: das 7h às 13h
Site: www.reierainhadomar.com.br
Prazo das inscrições: até 22 de maio
Valores sujeitos a alterações, de acordo com o lote
Instagram: @reierainhadomar
Facebook: /ReieRainhadoMar
E-mail de contato: [email protected]

Vídeos
Últimas notícias