“Desproporcional”, diz Palmeiras sobre punição do STJD a Abel Ferreira

Na última quinta-feira (9/4), o STJD julgou o treinador por desrespeitar o árbitro em partida contra o São Paulo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Cesar Greco/Palmeiras
Foto colorida de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Metrópoles - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras divulgou, na tarde deste sábado (11/4), um comunicado oficial no qual critica duramente a decisão da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube considera a punição imposta ao técnico Abel Ferreira como “de rigor desproporcional” e vê indícios de tratamento diferenciado em relação a outros times e profissionais.

Na última quinta-feira (9/4), a Segunda Comissão Disciplinar do STJD julgou o treinador por desrespeitar o árbitro em partida contra o São Paulo, válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2026. Por unanimidade, os auditores decidiram:

  1. Suspensão de Abel Ferreira por 6 partidas;
  2. Multa ao Palmeiras no valor de R$ 3 mil;
  3. Multa ao São Paulo no valor de R$ 4 mil (pelo mesmo jogo).

A punição total de Abel chega a oito jogos quando somada a outra expulsão (contra o Fluminense). Ele já cumpriu duas partidas do gancho. O Palmeiras vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo.

O Palmeiras também alega que enxerga uma possível “perseguição” contra o treinador português, que já acumula várias expulsões e punições ao longo das últimas temporadas.

O clube, ainda, manifestou que, de forma injusta, “certos times” têm solicitações atendidas enquanto outros vêm tendo pedidos similares rejeitados.

Abel foi expulso aos 34 minutos do segundo tempo da vitória por 1 x 0 do Palmeiras sobre o São Paulo, no Morumbis (21/3). O jogo foi comandado pelo árbitro Anderson Daronco.

Segundo a súmula, o técnico:

  • Reclamou de forma “insistente” e veemente de uma falta não marcada em Jhon Arias em um contra-ataque;
  • Já tinha recebido cartão amarelo no início do segundo tempo;
  • Após o segundo amarelo (que virou vermelho), teria ofendido o árbitro com a frase: “Seu cagão!”;
  • Ao deixar o campo, gesticulou bastante, demonstrou revolta e chutou duas bolas em protesto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?