Clubes avançam na criação de Liga e ouvem propostas de empresas

Segundo informações do Globoesporte, ao menos três empresas teriam apresentado projetos para os 40 clubes das séries A e B

atualizado 29/06/2021 18:10

Troféu do Campeonato BrasileiroWagner Meier/Getty Images

O projeto de criação de uma liga independente formada pelos clubes para organizar o Campeonato Brasileiro começa a caminha rumo à concretização. Nesta terça-feira (29/6), o site Globoesporte deu detalhes sobre as negociações que empresas começaram a apresentar para o grupo formado por 40 clubes das séries A e B.

De acordo com a publicação do portal, representantes desses 40 clubes se reuniram nesta segunda-feira (28/6) se reuniram com  três grupos interessados em participar da capitalização da liga. Um deles é liderado por Flavio Zveiter, advogado, e Rciardo Fort, ex-executivo da Coca-Cola. O outro é um grupo coordenado pela KPMG, empresa de consultoria e o último liderado pela empresa Livemode.

Segundo as informações, tanto a KPMG quanto o bloco liderado por Zveiter pretendem captar valores para conseguirem refinanciar as dívidas dos clubes e reconfigurarem as séries A e B. Apesar dos objetivos em comum, cada uma delas apresentou uma estrutura diferente.

As duas empresas apresentaram planejamentos para captar valores que chegariam a R$ 3 bilhões.

Semelhante ao que ocorre em outros países, a liga formada pelos clubes brasileiros organizará os Campeonatos Brasileiros das duas principais divisões caso o projeto seja concretizado. A CBF continua responsável pelas séries C, D e a Seleção Brasileira.

No dia 15/6, os 19 dos 20 clubes da série A assinaram um documento para a criação da Liga. Além da organização do Campeonato Brasileiro, a Liga também pretende dar aos clubes um maior peso nas decisões da CBF. Atualmente, clubes não têm o mesmo peso em votações que as federações estaduais.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias