CBF divulga novo calendário do futebol brasileiro. Confira mudanças
A CBF anunciou, nesta quarta-feira (1°/10), mudanças nos formatos da Copa do Brasil, Séries C e D e campeonatos estaduais
atualizado
Compartilhar notícia

A CBF anunciou, nesta quarta-feira (1°/10), o novo calendário do futebol brasileiro. As mudanças são referentes ao triênio de 2026 a 2029. Diretor de competições da entidade, Julio Avellar foi o responsável por divulgar as alterações nos campeonatos do calendário nacional. As principais mudanças reveladas foram o novo formato da Série D e da Copa do Brasil, a redução dos estaduais e a mudança nas datas da Série A.
Entenda as principais mudanças
A Série D do Campeonato Brasileiro foi ampliada de 64 para 96 clubes. A competição terá início no dia 5 de abril e término previsto para 13 de setembro. Ao todo, haverá um aumento de 510 para 610 partidas.
No Brasileirão Série A, as principais mudanças são relativas às datas de início e término do campeonato. O formato será mantido, com começo previsto para 28 de janeiro e rodada final marcada para o dia 2 de dezembro.
Para a Copa do Brasil, as alterações centrais são: a entrada dos clubes da Série A no torneio a partir da 5ª fase e a final em jogo único. Anteriormente disputada por 92 times, a copa agora contará com 126 equipes e terá início no dia 18 de fevereiro, com término previsto para 6 de dezembro.
Confira o resumo das mudanças:
Já os campeonatos estaduais terão 11 datas-base. Os torneios têm início previsto para 11 de janeiro e término previsto para 8 de março.
Também foram anunciados três campeonatos regionais. Além da manutenção da Copa do Nordeste e da Copa Verde, que contarão com alterações no formato, foi criada a Copa Sul-Sudeste. Clubes em competições continentais não disputarão os certames.
Os principais resultados das alterações, segundo Júlio Avellar, serão a redução de datas nos estaduais e na Copa do Brasil para times que disputam a Série A e o aumento de vagas em torneios regionais e Copa do Brasil para equipes das Séries C e D.
Reformulação estrutural
A cerimônia, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, começou com discurso do presidente Samir Xaud, que reforçou a importância da reformulação dos campeonatos organizados pela confederação.
Ainda de acordo com Samir Xaud, o processo de reformulação foi amplamente estudado e contou com o auxílio das federações e clubes brasileiros. O mandatário reafirma que o ano de 2026 será de transição.
“Na minha posse, anunciei que os campeonatos estaduais teriam 11 datas e essa promessa foi cumprida. Essas mudanças tem dois motivos: reduzir a carga de jogos para os times da elite e aumentar acesso a competições nacionais para os times que por décadas ficam boa parte do ano sem calendário”, declarou o presidente Samir xaud.






