metropoles.com

CBF adia jogos de gaúchos, mas não vai paralisar calendário do futebol

CBF decidiu pela suspensão de jogos de times do RS, como mandantes e visitantes, em todas as divisões. Outras partidas estão mantidas

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/Getty Images
Logo da CBF - Metrópoles
1 de 1 Logo da CBF - Metrópoles - Foto: Buda Mendes/Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não vai paralisar o calendário nacional de competições, apesar da movimentação de alguns clubes e atletas neste sentido por causa da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. A entidade divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira informando que partidas que envolvam times gaúchos, seja como mandantes ou como visitantes até o dia 27 de maio, em todas as categorias do futebol brasileiro, serão adiadas. As novas datas ainda devem ser definidas.

A medida afeta as quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino (A, B, C e D), o Brasileirão Feminino (A1, A2 e A3), a Copa do Brasil, e o Brasileirão Sub-20 masculino e feminino. A CBF atendeu a um pedido feito nesta segunda-feira pela Federação Gaúcha de Futebol.

Na semana passada, a entidade suspendeu jogos de times do estado no fim de semana aguardando a evolução da situação das chuvas. Mas o cenário não tem melhorado, com a quantidade de vítimas fatais crescendo diariamente.

Na Série A, da qual participam Grêmio, Internacional e Juventude, três jogos que aconteceriam no último fim de semana já foram afetados. A próxima rodada do Brasileirão tem início no próximo fim de semana. Inter e Juventude se enfrentariam em um clássico estadual na segunda-feira (13/5), e o Grêmio entraria em campo no sábado, contra o Atlético-MG.

Isso porque o meio da semana tem jogos de competições continentais, e há gaúchos na disputa. O Grêmio deveria jogar nesta quarta-feira (8/5), contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores. Já o Inter entraria em campo na terça-feira (7/5) contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. Mas a Conmebol também suspendeu as partidas.

Os estádios de Grêmio e Internacional ainda ficaram completamente inundados. E atletas dos clubes e também de outras modalidades têm se unido a correntes em apoio às vítimas da tragédia.

0

 

 

Veja o comunicado oficial da CBF.

“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?