Estádio de futebol

Cartola FC: saiba como a pandemia pode influenciar os times mandantes

Impacto dos estádios vazios é uma das principais incógnitas do ano no jogo

atualizado 14/08/2020 16:51

Estádio de futebolDivulgação/Unsplash.com

A retomada do futebol em meio à pandemia de coronavírus impôs a necessidade de realizar as partidas com portões fechados. Sem torcida, o benefício de entrar em campo dentro de casa diminui. Com isso, também seria menor a necessidade de escalar no Cartola FC atletas que disputam o jogo no próprio estádio. Essa é a teoria, mas ela está se refletindo na prática?

Para responder essa pergunta, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou o desempenho de todos os jogadores do Cartola FC nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano e comparou-o com os pontos obtidos no ano passado. Os dados são de um projeto que compila as informações do Cartola FC desde 2014 e oferece tutoriais em estatística e aprendizagem de máquinas.

Ao que tudo indica, este ano o fato de realizar a partida em casa não afetou positivamente desempenho dos atletas. Em 2019, os times que jogaram com a torcida a favor tiveram uma quantidade de pontos maior nas duas primeiras rodas. Já em 2020, os visitantes foram melhor na primeira rodada e pior na segunda.

Alguns alertas em cima desses resultados são necessários. Primeiro, a base de comparação ainda é pequena, apenas duas rodadas. Assim, a análise de desempenho dos times precisar se continuada para chegar a uma resposta mais definitiva. Além disso, houve uma mudança nos scouts do Cartola FC entre 2019 e 2020. Por conta disso, é desaconselhado fazer uma comparação direta na quantidade de pontos.

0

Vídeos
Últimas notícias