O Campeonato Candango 2023 começa no próximo dia 28, com transmissão na tevê aberta. Na manhã desta sexta-feira (20/1), a TV Cultura divulgou que transmitirá a principal competição de futebol do Distrito Federal pelo canal 5.1 da grade aberta.
Com base em acordo firmado com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), a emissora vai transmitir uma partida por rodada.
“Vamos fazer uma transmissão de altíssima qualidade. É um cuidado que temos tido com toda a produção. [Em frente] à tela da nossa tevê, as pessoas vão poder sentar com as famílias para assistir a um bom conteúdo”, pontuou o diretor-executivo da TV Cultura em Brasília, Marcos Silva.
O anúncio sobre a programação ocorreu durante evento em Brasília, que contou com integrantes de todos os clubes participantes do torneio.
Também acompanharam a reunião representantes do esporte local, como o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, e o secretário de Esporte e Lazer, Júlio César.
“Precisamos fazer com que o esporte do DF se desenvolva. Isso vai dar visibilidade aos times da nossa capital. A Secretaria de Esporte [e Lazer] apoia essa iniciativa, e sempre estaremos na retaguarda para ajudar e fomentar o esporte na cidade”, comemorou o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Cesar Ribeiro.
Além da TV Cultura, a TV Distrital e o serviço de streaming Eleven Sports vão transmitir as partidas do Candangão 2023.
Daniel Vasconcelos falou sobre a importância de ter mais uma emissora apresentando o campeonato, pela divulgação do torneio e dos clubes. “Todos têm a ganhar com isso. Quanto mais o campeonato é visto, mais é valorizado. E quem mais sai ganhando são os torcedores”, salientou.
Programação
O campeonato começa em 28 de janeiro, e a decisão está prevista para 15 de abril. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam, em turno único, como em 2022. Após os confrontos, os quatro times que tiverem a maior pontuação avançam para a semifinal.
O primeiro colocado joga contra o quarto, e o segundo, contra o terceiro. Nessa fase, as equipes farão dois jogos, de ida e volta, com mando de campo para o melhor classificado na partida de volta — que também joga pelo empate na soma dos resultados.
A final da competição será no formato de ida e de volta e terá uso do VAR (árbitro assistente de vídeo, em tradução livre do inglês).