Briga no Candangão Sub-20 merece punição drástica para jogadores e clubes envolvidos
Pancadaria envolvendo jogadores de Sobradinho e Capital será julgada nesta sexta e análise deve servir de exemplo para clubes e atletas
atualizado
Compartilhar notícia

A pancadaria envolvendo jogadores e comissões técnicas de Sobradinho e Capital, na partida válida pelo Candangão Sub-20 no último fim de semana, ainda não foi julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal. O caso está previsto para ser analisado nesta sexta-feira (12/6).
No entanto, é necessário e exemplar que os clubes e atletas envolvidos na briga generalizada ocorrida na partida realizada no Clube da Saúde recebam mais punições do que apenas a suspensão da disputa da competição, o que foi determinado por liminar do TJD-DF.
De acordo com o Regulamento do Candangão Sub-20, os dois times estariam infringindo o Artigo 56, que trata da punição caso haja distúrbios ou agressões durante a partida. Segundo o texto, os clubes seriam eliminados diretamente da competição e proibidos de disputar as duas próximas edições, além de serem multados.
O Sobradinho, como mandante, também deveria ser punido pelo Artigo 42 do mesmo documento, que obriga o “dono da casa” a responder pela integridade física dos espectadores. Contudo, o mesmo Artigo isenta a própria Federação, organizadora do certame, de qualquer responsabilidade.
Os clubes também podem ser punidos pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva nos Artigos 213, 254-A e 257, podendo ser multados em até R$ 120 mil, e perder de um a dez mandos de campo. Já os atletas podem receber uma suspensão de seis a 12 jogos.
O caso, pela gravidade, chamou a atenção do Ministerio Público do Distrito Federal que convocou os dirigentes da Federação de Futebol do DF para uma reunião, também na proxima sexta-feira (12/6).