metropoles.com

Botafogo perde para Cuiabá e tem 6 pontos de vantagem sobre Palmeiras

Mesmo apoiado pela torcida no Engenhão, Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, neste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Vítor Silva/Botafogo
Foto colorida de jogador do Botafogo cabeceando bola com jogador do Cuiabá
1 de 1 Foto colorida de jogador do Botafogo cabeceando bola com jogador do Cuiabá - Foto: Vítor Silva/Botafogo

Depois de ficar quatro jogos invicto, o Botafogo voltou a sofrer derrota. Mesmo apoiado pela torcida no Engenhão, perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, neste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um tropeço inusitado em casa, onde venceu 11 dos 15 jogos que disputou, mas que diminui a diferença na liderança em relação aos seus concorrentes ao título.

Com 59 pontos, agora está seis à frente do Palmeiras (53), porém, com o time carioca contabilizando um jogo a menos que o adversário mais próximo. O Cuiabá, reabilitado da derrota em casa para o Corinthians, chega aos 40 pontos, na décima posição intermediária.

As fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro à tarde dificultaram a chegada da multidão ao Engenhão, novamente com ingressos esgotados. Um mosaico em homenagem a Garrincha, que completaria 90 anos nesta semana, deu as boas-vindas aos jogadores em campo, com os seguintes dizeres: ‘Honrando as cores do Brasil do nosso povo’. Dois bisnetos do ex-ídolo do Botafogo entraram em campo com o time.

Com a bola rolando, o desenho tático logo ficou muito claro, com o Botafogo tomando todas as iniciativas ofensivas, deixando o Cuiabá encolhido na defesa esperando um contra-ataque, o que não aconteceu. Mas com o passar do tempo, o Botafogo começou a demonstrar muita ansiedade, o que atrapalhou na hora da finalização.

A melhor opção foi com Júnior Santos e suas largadas pela direita. Em uma dessas jogadas, após passar por dois adversários e cair, o Botafogo teve a chance de abrir o placar com Eduardo, que sobrou na área e chutou por cima de Walter, após boa saída do goleiro, aos 36 minutos.

Nos acréscimos, aos 50, o Botafogo até conseguiu balançar as redes, mas não valeu. Após cruzamento pela esquerda, Júnior Santos evitou que a bola saísse do outro lado e cabeceou Victor Cuesta, que na pequena área, ajustou e deu leve toque para as redes. Mas a licitação foi cancelada. Após consulta ao VAR, a dúvida foi sanada: não houve falta, mas sim um toque de mão de Cuesta antes do chute final.

O código de bônus bet365 é uma oportunidade e tanto. Saiba por quê?

O segundo tempo começou aparentemente igual, com o Botafogo pressionando no ataque. Mas uma perda de bola de Luis Henrique levou a um contra-ataque mortal do Cuiabá. Denilson fez o lançamento longo para Isidro Pitta que saiu do campo de defesa, dividiu com o goleiro Lucas Perri e depois venceu a arrancada de Di Plácido para dar um carrinho na bola quase perto da linha do gol. Cuiabá, 1 a 0, aos seis minutos.

Poucos minutos depois, o técnico Lúcio Flávio fez a primeira substituição no Botafogo, com a entrada de Segovia no lugar de Luis Henrique, vaiado pela torcida atenta que viu sua falha na cobrança de gol. A partir daí, Júnior Santos passou a atuar pela lateral esquerda.

Se antes de marcar o Cuiabá já estava todo na defesa, com a vantagem começou a se instalar no seu campo defensivo. Sem contar com a vigilância permanente do zagueiro Alan Empereur e com marcação deixada em cima do atacante Tiquinho Soares. O Botafogo, mesmo com posse de ações, não finalizou. Aos 26 minutos, um toque de calcanhar de Eduardo quase surpreendeu a defesa, mas Walter encaixou no meio do gol.

As jogadas de Segovia pelo lado direito começaram a dar frutos. Aos 30, após levantamento, Janderson cabeceou e a bola bateu no alto da rede, um pouco atrás do travessão. Aos 37, Tiquinho fez o pivô e Júnior Santos chutou cruzado e alto, mas saiu ao lado.

Mas foi na base do ‘tudo ou nada’ que o Botafogo teve suas melhores chances, porém, parou nas grandes defesas de Walter. Aos 42, Gabriel Pires chutou de longa distância e o goleiro saltou para defender. Aos 46, após escanteio cobrado por Hugo, Tiquinho Soares cabeceou no escanteio e o goleiro saltou para defender. Desta vez, a pressão não funcionou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?