metropoles.com

Bola de Ouro premia melhores da temporada 2023/24; veja lista

A cerimônia de entrega da Bola de Ouro acontece nesta segunda-feira (28/10), no Théâtre du Châtelet, em Paris

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Sabok/COOLMedia/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida Bola de Ouro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida Bola de Ouro - Metrópoles - Foto: Peter Sabok/COOLMedia/NurPhoto via Getty Images

A cerimônia de entrega da Bola de Ouro, que aconteceu nesta segunda-feira (28/10), no Théâtre du Châtelet, em Paris, consagrou o espanhol Rodri como o melhor jogador da temporada. Além dele, a premiação coroou Aitana Bonmatí como melhor jogadora e Barcelona e Real Madrid como os melhor clubes do ano de 2023/24.

Confira os vencedores da noite:
Rodri- Melhor jogador da temporada
Aitana Bonmatí- Melhor jogadora da temporada
Lamine Yamal- Troféu Kopa de melhor jogador com menos de 21 anos
Harry Kane- Troféu Gerd Muller de artilheiro da temporada
Kylian Mbappé- Troféu Gerd Muller de artilheiro da temporada
Dibu Martínez- Troféu Yashin de melhor goleiro da temporada
Jenni Hermoso- Prêmio Sócrates
Emma Hayes- Troféu Johan Cruijff de melhor treinador da temporada do futebol feminino
Carlo Ancelotti- Troféu Johan Cruijff de melhor treinador da temporada do futebol masculino
Barcelona- Melhor clube de futebol feminino
Real Madrid- Melhor clube de futebol masculino

3 imagens
Principal concorrente do brasileiro, Rodri chegou à cerimônia de muletas
O Real Madrid não compareceu à cerimônia em protesto à derrota de Vinícius Jr.
1 de 3

Vini Jr. era o favorito ao prêmio

Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images
2 de 3

Principal concorrente do brasileiro, Rodri chegou à cerimônia de muletas

Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
3 de 3

O Real Madrid não compareceu à cerimônia em protesto à derrota de Vinícius Jr.

Guillermo Martinez/ Getty Images

Rodri desbanca Vinícius Jr. e leva a Bola de Ouro da temporada

Campeão da Eurocopa com a Espanha, Rodri desbancou Vinícius Jr. e foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada de 2023/24. Além do título com a seleção espanhola, o Bola de Ouro esteve presente nas conquistas da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes e Premier League com o Manchester City.

Além dos prêmios coletivos, o atleta espanhol do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa. Rodri bons números para um primeiro volante, com 12 gols e 14 assistências na temporada. Rodri também se tornou o dono da maior série invicta do futebol, com 74 jogos sem perder, cerca de 475 dias de invencibilidade.

Vinícius Jr. e Jude Bellingham, campeões da Champions League com o Real Madrid, ficaram com a 2ª e 3ª colocação, respectivamente.

Aitana Bonmatí é eleita a melhor jogadora da temporada

A espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo na temporada 2023/24 pelo prêmio Bola de Ouro, entregue pela revista francesa France Football. A jogadora é meio-campista do Barcelona, eleito melhor time do futebol feminino. A brasiliense Gabi Portilho ficou em 18º.

Aitana coinquista a Bola de Ouro pela segunda vez consecutiva. Na última temporada, a espanhola levou os títulos da Liga Feminina, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Champions League. Com 19 gols e 17 assistências em 41 partidas pelo Barcelona, a espanhola foi uma das principais jogadoras do clube no ano.

Treinadores da temporada

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, foi recebeu o prêmio Johan Cruijff de melhor treinador da temporada. O italiano não esteve presente, assim como o restante dos atletas do clube espanhol, em boicote à premiação. Treinador da seleção estadunidense feminina, Emma Hayes foi eleita a melhor técnica do futebol feminino.

Prêmio Sócrates

Centro de polêmica após a conquista do Mundial feminino com a Espanha, Jenni Hermoso venceu o prêmio Sócrates, entregue à atletas envolvidas em causas sociais importantes ao futebol. Vítima de assédio do antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, a atacante assumiu papel de voz-ativa na luta pelos direitos das mulheres.

Melhor goleiro

Arqueiro da Argentina, Dibu Martínez foi eleito o melhor goleiro da temporada. Jogador do Aston Villa e da seleção albiceleste, ele venceu a Copa América com o clube e fez campanha importante com o clube inglês para levar a equipe de volta à Champions League em 2024/25.

Artilheiros da temporada

Harry Kane e Kylian Mbappé receberam o prêmio Gerd Muller de maior goleador da temporada. Tanto o atacante do Bayern de Munique quanto o do Real Madrid marcaram 52 gols na em 2023/24. O francês não compareceu à premiação como parte do boicote do clube espanhol a Bola de Ouro.

Homenagem

Em tributo ao lendário Franz Beckenbauer, a Bola de Ouro homenageou o ex-jogador alemão, que morreu em janeiro deste ano aos 78 anos. Campeão do mundo com a Espanha em 1974, o zagueiro fez história com as camisas da seleção alemã e do Bayern de Munique.

Times da temporada

Campeões da Champions League, o Real Madrid foi eleito o melhor time da temporada. O clube não compareceu à cerimônia nesta segunda-feira em sinal de protesto. A equipe foi informada que Vinícius Jr. não venceria a Bola de Ouro e optou por cancelar a ida ao evento.

Donas de uma hegemonia na modalidade e atuais campeãs da Champions League feminina, o Barcelona foi eleito o melhor time feminino da temporada.

Prêmio Kopa

A jovem promessa do Barcelona, Lamine Yamal, recebeu o primeiro prêmio da noite. Aos 17 anos, a estrela campeã da Eurocopa com a seleção espanhola venceu o prêmio Kopa, entregue ao jogador mais promissor do futebol mundial com menos de 21 anos.

Esse é o segundo prêmio individual da carreira do atacante de 17 anos. Na última temporada, o jogador somou 38 jogos, somando suas atuações pelo Barcelona e pela Espanha, marcando 10 gols e 11 assistências.

Ausência de Vinícius Jr

A premiação tinha Vinícius Jr. como principal nome cotado a vencer a Bola de Ouro, até a notícia de que o brasileiro não comparecerá ao prêmio. O espanhol Rodri despontou como novo favorito ao prêmio e já chegou ao local da cerimônia.

O meio-campista do Manchester City já chegou ao Théâtre du Châtelet, onde será realizada a cerimônia. Rodri sofreu lesão no ligamento do joelho direito, em setembro, e está fora do restante da temporada com o clube inglês. Ainda em recuperação, o jogador chegou de muletas ao evento e foi recebido em meio à vaias da torcida presente.

 

Favoritismo

Vinícius Jr. era o favorito a ser eleito Bola de Ouro da temporada de 2023/24. Ao todo, contando os números do atacante com o Real Madrid e a Amarelinha, o atacante teve 26 gols e 11 assistências em 49 jogos no período compreendido pela votação da Bola de Ouro.

Principal concorrente do brasileiro, Rodri esteve presente nos títulos do Mundial de Clubes, Eurocopa e Premier League. Além dos prêmios coletivos, o volante espanhol do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa.

Organização

Com 10 prêmios distribuídos ao longo da noite, o momento mais aguardado da cerimônia é a entrega da Bola de Ouro, que coroa o melhor jogador da temporada, tanto no futebol masculino e feminino. Além disso, a cerimônia também premia o melhor goleiro, melhor jovem, melhor treinador e treinadora, e melhor equipe masculina e feminina da temporada.

Neste ano, o prêmio foi organizado pela France Football em conjunto com UEFA. Esta é a primeira cerimônia de entrega da premiação após o anúncio da parceria entre a entidade europeia e a revista francesa. Anteriormente, a Bola de Ouro já havia sido entregue em colaboração entre a France Football e a Fifa, no período de 2010 a 2015.

3 imagens
Vini Jr. era o favorito a levar o prêmio até a manhã desta segunda-feira (28/10)
Lionel Messi é o último vencedor do prêmio
1 de 3

A cerimônia de entrega do prêmio acontece nesta segunda-feira (28/10)

Peter Sabok/COOLMedia/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Vini Jr. era o favorito a levar o prêmio até a manhã desta segunda-feira (28/10)

Denis Doyle/Getty Images
3 de 3

Lionel Messi é o último vencedor do prêmio

Aurelien Meunier/Getty Images

Votação

O período avaliado pela Bola de Ouro compreende o desempenho dos jogadores ao longo da temporada europeia, do início do segundo semestre de 2023 ao fim primeiro semestre de 2024. A premiação leva em conta a votação de jornalistas dos 100 países melhores colocados no ranking da Fifa.

A votação é feita de acordo com um top-5 de melhores jogadores da temporada, eleito por cada jornalista. Cada posição tem uma pontuação equivalente e, ao final, o melhor colocado leva o prêmio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?