metropoles.com

Potencial, talento e tretas: a temporada irregular do Boston Celtics

Uma das equipes mais tradicionais e vencedoras da NBA vem sofrendo com desentendimentos, lesões e basquete abaixo do esperado

atualizado

Compartilhar notícia

Jim Davis/The Boston Globe via Getty Images
Boston Celtics Smart, Tatum, Brown
1 de 1 Boston Celtics Smart, Tatum, Brown - Foto: Jim Davis/The Boston Globe via Getty Images

Na última segunda-feira (27/12), o Boston Celtics perdeu para o Minnesota Timberwolves por 108 x 103, em um jogo que liderava por 11 pontos no intervalo. A equipe celta estava desfalcada devido a lesões e jogadores no protocolo de segurança contra a Covid-19, mesma situação dos Wolves, que jogaram sem Karl-Anthony Towns, Anthony Edwards e D’Angelo Russell.

Na rodada de Natal, os Celtics lideravam por 12 pontos contra o atual campeão Milwaukee Bucks até os 10 minutos finais da partida e, novamente, não foram capazes de manter a liderança, algo que parece ser uma tendência com esse time, resultando em frustrações dentro do vestiário.

Após a derrota para os Wolves, o veterano pivô Al Horford sugeriu que cada jogador deve “se olhar no espelho individualmente e como membro da equipe”. Opinião que seu companheiro Jaylen Brown parece não compartilhar, respondendo, com ironia. “Se olhar no espelho? Nada. Sem comentários”.

Essa não foi a primeira vez que os esforços nada impressionantes dentro de quadra levaram a lavagens de roupa suja fora dela.

Em novembro, após perder uma liderança de 19 pontos e levar uma sequência de 37 x 9 do Chicago Bulls, o armador Marcus Smart usou as câmeras e microfones para expor alguns problemas da equipe, expondo particularmente as duas maiores estrelas do Celtics, Jayson Tatum e Jaylen Brown, afirmando que a dupla não passa a bola em momentos cruciais dos jogos.

Smart já havia sido o protagonista de um puxão de orelha envolvendo Jaylen Brown. Aconteceu durante a disputa da bolha, na Disney, em setembro de 2020, quando o Miami Heat abriu 2 x 0 na série das Finais de Conferência Leste. De acordo com repórteres que estavam no local, os jogadores tiveram uma discussão acalorada e precisaram ser separados.

Histórico recente

A aparente falta de química e comunicação no vestiário contrata com a filosofia Ubuntu do último time vencedor do Boston Celtics, comandado por Doc Rivers e que tinha em seu elenco veteranos como Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. Se aquela equipe tinha líderes naturais, desde então, o Celtics vem pecando nas tentativas de preencher essa lacuna.

No intervalo entre a equipe campeã de 2008 e a atual, os Celtics encontraram promessas no jovem treinador Brad Stevens, em uma temporada de MVP do surpreendente Isaiah Thomas, nos recrutamentos de Jayson Tatum e Jaylen Brown e, depois, em Kyrie Irving, que nunca se sentiu à vontade em Boston e assinou com o Brooklyn Nets.

Brown e Tatum, mesmo com todo o talento e promessa que carregam, têm começado a enfrentar as primeiras críticas em relação aos limites de suas habilidades e sido questionados sobre até onde podem levar os Celtics. Brad Stevens, aos 45 anos, deixou o cargo de treinador para assumir o cargo de Presidente de Operações de Basquete da franquia, substituindo Danny Ainge. Para o lugar de Stevens, Boston contratou Ime Udoka, que já trabalhou na comissão técnica de Gregg Popovich e chegou com moral em Boston.

Apesar disso, o treinador de primeira viagem ainda é uma incógnita em relação ao seu potencial, se juntando a um elenco que, atualmente, apresenta mais dúvidas do que certezas. O Boston Celtics tem 16 vitórias e 18 derrotas, e é o atual 9º colocado da Conferência Leste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?