Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ao vivoHoje
CANCAN
2X0
QATQAT
FinalizadoHoje
CHECHE
1X1
AFRAFR
FinalizadoHoje
SUISUI
4X1
BOSBOS
22hHoje
MEXMEX
-X-
KORKOR
Basquete

Por que chora, LeBron? NBA vê "novatos" baterem veteranos nos playoffs

Pós-temporada mostra que a principal liga do mundo vive momento de transição, com jovens como Devin Booker e Trae Young ditando as regras

05/06/2021 04:40, atualizado 05/06/2021 23:20
Compartilhar notícia
Christian Petersen/Getty Images/Todd Kirkland/Getty Images
Por que chora, LeBron? NBA vê “novatos” baterem veteranos nos playoffs

Pela primeira vez em 10 anos, uma final da NBA não terá a presença de Stephen Curry ou LeBron James. A estrela do Golden State Warriors, aos 33 anos, foi eliminada ainda no play-in, pelo Memphis Grizzlies, de Ja Morant. Já King James, aos 36, conheceu sua primeira derrota em uma primeira fase de playoffs graças ao desempenho espetacular de Devin Booker e do Phoenix Suns.

Ja Morant e Devin Booker têm 21 e 24 anos, respectivamente. Ambos estão disputando a pós-temporada pela primeira vez em suas carreiras. No caso do jovem armador do Memphis Grizzlies, estava. A equipe foi eliminada em cinco jogos pelo Utah Jazz, que registrou o melhor recorde da temporada regular. No entanto, o desempenho de Morant chamou a atenção durante todo o campeonato.

Mesmo com a ausência de Jaren Jackson Jr. (outro jovem talentoso da liga) durante grande parte da temporada devido a lesão, Morant liderou a equipe pela segunda temporada consecutiva à zona de classificação de repescagem. No jogo que decretou a eliminação dos Warriors e o fim de uma temporada digna de MVP de Curry, Morant foi a estrela mais brilhante da noite, anotando 35 pontos, seis rebotes e seis assistências.

Na série contra o Jazz, apesar da eliminação, Morant teve médias de 30.2 pontos e 8.2 assistências, colocando o Memphis numa posição competitiva muito antes do esperado.

Já Devin Booker segue firme e forte nos playoffs. Após anos com múltiplos técnicos e escolhas de draft que não resultaram em nada, o Phoenix Suns finalmente arrumou a casa e com um candidato a técnico do ano em Monty Williams e um futuro hall da fama em Chris Paul, a equipe finalmente montou um elenco digno para acompanhar o talento de sua jovem estrela.

Após 10 anos longe dos playoffs, o Phoenix Suns registrou o segundo melhor recorde da NBA (51-21) e pegou logo de cara o atual campeão Los Angeles Lakers. Se aproveitando da vulnerabilidade da equipe de Frank Vogel, que sofreu com lesões e da falta de química de suas novas peças, a equipe do Arizona contou com a liderança de Chris Paul e das contribuições de atletas secundários como Jae Crowder, Cameron Payne e Mikal Bridges para derrotar LA. Porém, a vitória em seis jogos não teria sido possível não fosse o desempenho consistente e em alto nível de Booker, que chamou a responsabilidade para si e acertou arremessos de longa e média distância quando o Suns mais precisava.

No Leste

Se Booker não sentiu nenhuma pressão em seus primeiros jogos de playoffs, no Leste, Trae Young parece ter se alimentado dela. O jovem armador de 21 anos do Atlanta Hawks superou 15 mil torcedores sedentos do New York Knicks no Madison Square Garden para liderar a equipe ao segundo round. Para isso, ele teve que driblar não apenas Julius Randle, Barrett, o técnico Tom Thibodeau e a surpreendente e brigadora equipe dos Knicks, mas também xingamentos, ofensas à sua aparência, vaias e até cuspes.

Com quase 30  pontos e 10 assistências de média, Trae demonstrou ser um daqueles jogadores que gosta do papel de vilão, de provocar e ser provocado.

Confira os confrontos de 2º round dos playoffs (e o que resta do 1º round) da NBA deste fim de semana:

Sábado (5/6):
Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks (20h30) – SporTV

Domingo (6/6):
Atlanta Hawks x Philadelphia 76ers (14h) – ESPN

Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers (16h30) – ESPN