Fanático por basquete escreve livro contando a história da NBA

Paulista, Vitor Camargo se interessou pela bola laranja por conta de um amigo e modalidade virou quase um vício

ReproduçãoReprodução

atualizado 13/10/2019 22:23

O basquete não era exatamente o principal interesse de Vitor Camargo. O paulista até se interessava por esportes, mas tinha no futebol americano a principal paixão. Até que um amigo, que morou por um período em Boston e passou a torcer pelos times da cidade, voltou para o Brasil e não tinha exatamente um grande número de parceiros para debater os esportes americanos. Foi o suficiente para que Vitor passasse a se interessar pela bola laranja. O que era apenas um passatempo se tornou algo mais sério, com um blog e, neste mês, se tornou um livro: Era de Gigantes.

Ao longo das 476 páginas da versão física (o livro também conta com uma versão eletrônica), o economista de 28 anos conta, baseado nos próprios estudos, os pormenores da criação da NBA, a mais importante liga de basquete no mundo. Apenas a título de curiosidade, as referências bibliográficas da obra ocupam cerca de cinco das 476 páginas do livro. O primeiro projeto, do site, onde Vitor fazia as análises primeiro da NFL (liga de futebol americano) e depois da NBA e da MLB (liga de beisebol) chegou a passar por uma campanha de financiamento coletivo, que não surtiu o efeito esperado. Parar de falar sobre esportes, porém, não era uma opção.

“O modelo não era viável por alguns motivos. O tipo de análise mais profunda e longa que eu gosto/quero fazer é um nicho dentro de um nicho, com poucas pessoas que se interessam, e esse estilo de escrever textos longos é complicado na era da internet, onde as pessoas preferem coisas rápidas de se ler no celular”, pondera.

O livro, então, foi a alternativa encontrada por Vitor para seguir com as análises. A ausência de um fator limitante como o tamanho do texto foi fundamental para que o livro fosse a ferramenta escolhida. O basquete se tornou paixão e alguns times emblemáticos, como o Phoenix Suns comandado por Mike D’Antoni, e que contava com o brasileiro Leandro Barbosa, o Leandrinho, ficaram guardados em um lugar especial da memória do economista.

“A gente assistia aos jogos juntos, e eventualmente me apaixonei quando conheci o Phoenix Suns do Steve Nash e dos 7 Segundos ou Menos. Era um basquete lindo, e dai foi só crescer. Foi quando me decidi por escrever um livro sobre basquete aproveitando alguns dos meus textos antigos (Repaginados e atualizados, claro) e preenchendo as lacunas que faltavam para contar uma historia constante e engajante da NBA”, relata.

Entre os fãs de basquete, a recepção pelo livro, lançado oficialmente no último dia 7, foi boa. Vitor relata que personagens importantes da comunidade do basquete, como o narrador Roby Porto, uma das referências nas narrações da modalidade no canal por assinatura SporTV, chegaram até ele para elogiar a atitude e informar que teriam um exemplar em casa.

“Não foram poucos os que vieram me falar que foi um marco para o basquete no Brasil – e eu espero que eles estejam certos, que isso abra as portas para novos trabalhos. Recebi também um e-mail muito bacana do Roby Porto me parabenizando pelo trabalho e falando que tinha comprado um exemplar. Foi sem duvida um ponto alto da minha carreira”, celebra.

A versão física do livro custa R$ 64,90 e pode ser adquirida neste site. Aqueles interessados na versão eletrônica, também podem fazer a compra online, neste site. No caso do e-book, o valor é de R$ 24,90.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo90
D W W W W
2Santos71
D W L W L
3Palmeiras71
D L L L W
4Grêmio65
L W L W W
5Athletico-PR63
W W W D W
6São Paulo60
D D W L W
7Corinthians56
D L W L W
8Internacional54
D D L W L
9Fortaleza50
W D W W D
10Goiás49
D W W L L
11Bahia49
D L D W D
12Atlético-MG48
D L D W W
13Vasco48
D D L W D
14Fluminense43
D W W D D
15Botafogo42
L W W L L
16Ceará38
L D L D L
17Cruzeiro36
D L L L L
18CSA32
L L W L L
19Chapecoense31
W W L L W
20Avaí19
D L L D L
Últimas notícias