metropoles.com

Espanha anula ataque da Argentina e é campeã do Mundial de basquete

Com um comportamento agressivo e uma leitura antecipada das ações, os espanhóis limitaram muito o desempenho ofensivo dos argentinos

atualizado

Compartilhar notícia

Fred Lee/Getty Images
Argentina v Spain: Final – FIBA World Cup 2019
1 de 1 Argentina v Spain: Final – FIBA World Cup 2019 - Foto: Fred Lee/Getty Images

A Espanha deu uma aula de basquete frente à Argentina, anulou o veterano Luis Scola, o principal jogador do rival e um dos destaques do torneio, e venceu a grande final do Mundial por 95 x 75, disputada na China, neste domingo (15/09/2019), para se tornar bicampeã.

Com um comportamento agressivo e uma leitura antecipada das ações, os espanhóis limitaram muito o desempenho ofensivo dos argentinos, principalmente de Luis Scola.

O principal jogador da Argentina, que tinha média de 19,3 pontos na competição, só converteu um arremesso de quadra durante todo o jogo (e apenas no último quarto), terminando com um pífio aproveitamento de 10% (1/10). Foram apenas oito pontos, seis em lances livres.

Com o título na China, a Espanha igualou o Brasil ao se tornar bicampeã mundial. A seleção europeia já havia vencido o torneio em 2006, no Japão, em uma final diante da Grécia. Os brasileiros conquistaram o título em 1959 e 1963.

A Argentina continua com um troféu, que faturou em 1950, primeira edição do campeonato. Os argentinos perderam uma decisão pela segunda vez na história. A outra vez em que foi vice ocorreu em 2002, quando caiu para a Iugoslávia na final.

Os espanhóis dominaram o jogo do início ao fim, vencendo todos os quatro períodos. A Espanha fez 23 a 14, 20 a 17, 23 a 16 e 29 a 28.

0

Ricky Rubio foi o destaque da seleção espanhola. O armador do Phoenix Suns anotou 20 pontos, pegou sete rebotes, sendo dois ofensivos, e deu três assistências. Rudy Fernandez, Segio Llull, Marc Gasol e Juancho e Willys Hernangomez também anotaram mais de dez pontos, comprovando o excelente desempenho coletivo no ataque.

Rubio MVP
O quinteto ideal do Mundial, eleito pela Fiba, foi formado por Ricky Rubio (Espanha), Evan Fournier (França), Bogdan Bogdanovic (Sérvia), Luis Scola (Argentina) e Marc Gasol (Espanha).

Com médias de 16,4 pontos, seis assistências, 4,6 rebotes e 1,4 roubos de bola, Rubio ficou com o prêmio de MVP (melhor jogador) do torneio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?