Além do Nikola Jokic, veja outros estrangeiros que foram MVP da NBA

Na segunda-feira (9/5), a imprensa americana divulgou que o sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, será anunciado MVP pela segunda vez

atualizado 09/05/2022 22:08

Nikola Jokic, pivô sérvio do Denver Nuggets e atual MVP da NBAAAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images

O sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, será anunciado MVP da NBA pelo segundo ano consecutivo, informou a imprensa americana na última segunda-feira (9/5). A premiação se refere à honraria de melhor jogador da temporada regular do basquete americano.

O pivô de 26 anos conseguiu levar a sua equipe aos playoffs apesar dos desfalques, após terminar em 6° lugar na Conferência Oeste. Embora os Nuggets tenham sido eliminado pelo Golden State Warriors na primeira rodada de mata-mata, a eleição leva em conta o desempenho da fase regular.

Ser eleito MVP da NBA é algo difícil até para os americanos, mas Nikola conseguiu repetir a façanha, sendo eleito pela segunda vez seguida, algo que o grego Giannis Antetokounmpo também havia alcançado anteriormente.

Confira abaixo os jogadores estrangeiros a serem eleitos MVP na NBA em mais de 75 anos de história da liga de basquete norte-americana:

Hakeem Olajuwon – Nigéria

O primeiro estrangeiro a ser eleito MVP da NBA se deu somente quase 50 anos depois da criação da liga. Na temporada 1993/1994, Hakeem Olajuwon conseguiu ser eleito jogando pelo Houston Rockets. A franquia texana acabou sendo campeã daquele ano.

Hakeem Olajuwon, ex-jogador de basquete nigeriano, campeão pelo Houston Rockets e MVP da temporada 1993/1994
Hakeem Olajuwon, ex-jogador de basquete nigeriano, campeão pelo Houston Rockets e MVP da temporada 1993/1994
Steve Nash – Canadá

Outro estrangeiro a conseguir a façanha de ser MVP mesmo sendo estrangeiro foi o armador Steve Nash, canadense que à época atuava pelo Phoenix Suns. Em 2003/2004. Nash foi eleito o melhor jogador da liga pela primeira vez em sua carreira.

Na temporada 2004/2005, o atleta novamente conseguiu o prêmio, atuando pela equipe do estado do Arizona. Até então, o canadense havia sido o primeiro e único estrangeiro a conseguir a honraria por dois anos seguidos.

Steve Nash, amador canadense que à época atuava pelo Phoenix Suns. Venceu o prêmio de MVP por duas vezes seguidas
Steve Nash, amador canadense que à época atuava pelo Phoenix Suns. Venceu o prêmio de MVP por duas vezes seguidas (2004 e 2005)
Dirk Nowitzki – Alemanha

Em 2007, foi a vez do pivô do Dallas Mavericks desbancar os americanos e ser o terceiro estrangeiro a ser eleito o melhor jogador da NBA. O alemão brilhou naquele ano, apesar de ser eliminado prematuramente nos playoffs. Em 2011, porém, conquistaria o título de campeão da NBA com os Mavericks.

Dirk Nowitzki foi MVP da NBA em 2007, atuando pelo Dallas Mavericks
Dirk Nowitzki foi MVP da NBA em 2007, atuando pelo Dallas Mavericks
Giannis Antetokunmpo – Grécia

Um dos jogadores mais atuantes da NBA, o grego foi MVP duas vezes seguidas. Nos anos de 2019 e de 2020, o jogador do Milwaukee Bucks conseguiu a dobradinha. Nesses anos, porém, decepcionou nos playoffs, com eliminações para equipes inferiores.

No ano passado (2021), o título dos Bucks veio, com o grego sendo eleito o melhor jogador das finais, sendo um dos poucos atletas a conseguir o prêmio tanto na temporada regular, quanto na pós-temporada (playoffs).

Giannis Antetokpunmpo foi o primeiro europeu a conquistar o prêmio de MVP por dois anos seguidos
Giannis Antetokpunmpo, do Milwaukee Bucks, foi o primeiro europeu a conquistar o prêmio de MVP por dois anos seguidos
Nikola Jokic – Sérvia

Para aumentar a lista de estrangeiros a conquistar o prêmio de MVP da NBA, Nikola Jokic venceu pela primeira vez o troféu em 2021, tornando-se o terceiro europeu a conquistá-lo. Ao conquistar a premiação pelo segundo ano consecutivo, o pivô se iguala ao grego Antetokounmpo.

Nikola Jokic, do Denver Nuggets, sérvio que será anunciado MVP da NBA pela segunda vez seguida
Nikola Jokic, do Denver Nuggets, sérvio que será anunciado MVP da NBA pela segunda vez seguida

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesesportes

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias