metropoles.com

Verstappen bate, Hamilton erra e Sergio Perez vence o GP do Azerbaijão

O piloto da Red Bull fez uma prova consistente e contou com os tropeços do companheiro de equipe e do britânico heptacampeão

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Fox/Getty Images
Sergio Perez GP do Azerbaijão
1 de 1 Sergio Perez GP do Azerbaijão - Foto: Peter Fox/Getty Images

O mexicano Sergio Perez conquistou a sua segunda vitória na carreira, neste domingo (6/6), ao vencer o GP do Azerbaijão de Fórmula 1. O piloto da Red Bull fez uma prova consistente e contou com a batida do companheiro Max Verstappen e do erro do heptacampeão Lewis Hamilton, que ficaram fora da corrida.

O pódio ficou completo com o veterano tetracampeão Sebastian Vettel, em segundo, e o francês Pierre Gasly, da Alpha Tauri, em terceiro.

Com o resultado, Verstappen se mantém na liderança do Mundial, com 105 pontos, quatro à frente de Hamilton. Perez alcançou os 69 pontos, superando Lando Norris (66), da McLaren e Charles Leclerc (52), da Ferrari. Valtteri Bottas, após mais uma prova omissa, acumula apenas 47 pontos.

Leclerc manteve o primeiro lugar na largada, mas como ele próprio já havia previsto após obter a pole, seria muito difícil suportar o ritmo de Mercedes e Red Bull. Com isso, o piloto da Ferrari acabou superado por Hamilton na terceira volta, por Verstappen na sétima e também por Perez na oitava.

Na primeira troca de pneus, o trabalho da Red Bull nos boxes foi impressionante, ao fazer a troca de Verstappen em 1s9, contra 4s7 da Mercedes com Hamilton. Com isso, o holandês voltou em segundo, à frente de Perez, com o britânico em quarto.

A liderança ficou para o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), que não assumia a primeira posição em uma prova desde o GP do Brasil, em 2019. Ele apostou em pneus macios, mas que duraram apenas até a volta 19.

Verstappen assumiu a ponta e teve a ajuda de Perez para segurar o ímpeto de Hamilton, que era o terceiro e não tinha a colaboração de Bottas, apenas em décimo.

O ritmo alucinante da prova teve de ser quebrado com a entrada do safety car, na volta 32, após o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, bater no muro. Foi o primeiro acidente da prova, depois das sessões de treino apresentarem uma série de incidentes.

Na relargada, após quatro voltas, os três primeiros lugares permaneceram com os mesmos donos, mas o destaque foi o alemão Sebastian Vettel, que com duas ultrapassagens sensacionais assumiu a quarta posição.

Mas o momento mais espetacular da prova estava reservado para a volta 46. O pneu esquerdo traseiro da Red Bull de Verstappen furou e o carro foi no muro. Ao sair do carro, o piloto, nervoso, deu um chute no pneu.

A direção de prova interrompeu a corrida com 3 voltas para o fim para a limpeza da pista após o acidente de Verstappen. Na nova largada, Hamilton forçou muito em cima de Perez e passou reto ao final da reta principal. Ele não deixava de pontuar desde o abandono no GP da Áustria de 2018. Já o mexicano manteve a ponta nas três voltas finais e venceu pela segunda vez na carreira, com Vettel em segundo e Gasly em terceiro.

Veja a classificação do GP do Azerbaijão:

1º) Sergio Perez (MEX/Red Bull), em 3h33min56s620

2º) Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 1s385

3º) Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 2s762

4º) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 3s828

5º) Lando Norris (GBR/McLaren), a 4s754

6º) Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 6s382

7º) Yuki Tsunoda (JAP/AlphatTauri), a 6s624

8º) Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 7s709

9º) Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 8s874

10º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 9s576

11º) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 10s254

12º) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 11s264

13º) Mick Schumacher (ALE/Haas), a 14s241

14º) Nikita Mazepin (RUS/Haas), a 14s315

15°) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes, a 17s668

16º) Nicholas Latifi (CAN/Williams), a 42s379

Não completaram a prova:

George Russell (GBR/Williams)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações