metropoles.com

Negativa de Piastri pode tirar Ricciardo da McLaren; entenda confusão

Oscar Piastri teria acordo assinado com a McLaren para a próxima temporada, o que deixaria o futuro de Daniel Ricciardo em perigo

atualizado

Compartilhar notícia

Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images
Daniel Ricciardo em treino livre no GP da Hungria - Metrópoles
1 de 1 Daniel Ricciardo em treino livre no GP da Hungria - Metrópoles - Foto: Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images

Após o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel, uma grande dança das cadeiras começou na Fórmula 1. A primeira mudança foi a do piloto Fernando Alonso, que saiu da Alpine para ocupar o lugar do alemão em 2023.

Com a saída de Alonso, a equipe francesa correu para anunciar a contratação do piloto Oscar Piastri para o próximo ano. Entretanto, o australiano negou em suas redes sociais que tivesse assinado algum acordo com o time onde atua como piloto reserva e que não irá correr com a Alpine no próximo ano.

De acordo com rumores, a negativa de Piastri impactaria diretamente no futuro de Daniel Ricciardo, piloto da McLaren. Isso porque Oscar estaria com contrato assinado para ocupar o lugar do compatriota na equipe.

Rumores de que Ricciardo sairia da equipe antes do fim de seu acordo, que vai até dezembro de 2023, já aconteceram anteriormente, forçando o australiano a se posicionar nas redes e negar qualquer quebra no período do contrato.

Entretanto, com o futuro ameaçado, Daniel teria entrado em contato com Otmar Szaufnauer, chefe da Alpine, e conversas sobre um possível retorno estariam encaminhadas. O australiano já correu pela equipe em 2019 e 2020, quando ainda era Reanult. De acordo com Zak Brown, CEO da McLaren, existem mecanismos no contrato com Ricciardo que permitem o encerramento do acordo antes do tempo.

Szafnauer afirmou, ao site Motorsport, que não vê problemas na possibilidade do retorno. “Se você olhar para Fernando, por exemplo, ele vem e vai, e acho que isso acontece com outros pilotos também. E não acho que isso seja um problema. Acho que precisamos focar, como disse, nos planos que temos para as próximas 89 ou 88 corridas”, pontuou ele, fazendo menção à meta da Alpine de brigar por títulos e vitórias em até quatro anos.

Durante o fim de semana do GP da Hungria, os rumores de que Oscar Piatri e McLaren já teriam assinado uma carta de intenção para 2023 mudou as possibilidades de contrato. Caso a história se confirme, Daniel Ricciardo estará livre para fechar acordo com outras equipes e, assim, continuar na Fórmula 1.

Compartilhar notícia