metropoles.com

Na Bélgica, F1 retorna das “férias” com Hamilton e Verstappen brigando ponto a ponto

GP da Bélgica terá transmissão da Band neste domingo (29/8), a partir das 10h

atualizado

Compartilhar notícia

Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Hamilton Verstappen
1 de 1 Hamilton Verstappen - Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

O fã da principal categoria automobilística do mundo volta a sorrir neste fim de semana, com o retorno da Fórmula 1 após quase um mês de pausa na temporada. E motivos para sorrir não faltam, já que o clima de disputa entre Lewis Hamilton e Max Verstappen continua dentro e fora das pistas.

O 12º Grande Prêmio acontecerá no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, onde o público promete comparecer em massa para apoiar o holandês Max Verstappen. A corrida é também uma das poucas em que Lewis Hamilton não dominou nos últimos anos: nas últimas 10 provas, ele só venceu três edições. Confira esses e outros detalhes abaixo:

O campeonato

Chegando próxima à sua metade, a temporada 2021 da Fórmula 1 tem exibido uma disputa pelo título como há muito tempo não se via. Em sua 12ª etapa, Lewis Hamilton lidera o campeonato por apenas oito pontos de vantagem sobre Max Verstappen.

A briga entre britânico e holandês tem rendido diversos momentos emocionantes na pista, com diversas disputas roda a roda que, às vezes, extrapolam os limites dos circuitos. No GP da Grã-Bretanha, por exemplo, isso aconteceu de forma literal. Verstappen tocou em Hamilton, saiu da pista e bateu forte. Após a corrida, o holandês da Red Bull não teria gostado da atitude do heptacampeão mundial e ambos trocaram farpas na imprensa, com envolvimento de seus chefes de equipe.

Em uma entrevista coletiva antes do GP da Bélgica, Verstappen declarou não se sentir em desvantagem na luta pelo título contra Hamilton e que “não importa se você tem sete títulos ou zero, o importante é dar o seu melhor sempre”, fala que foi motivo de polêmica nas redes entre fãs dos dois pilotos. Com tantos ingredientes assim, fica a certeza de que a segunda metade da temporada continuará pegando fogo:

Confira, abaixo, como está o Mundial de Construtores e de Pilotos da temporada 2021 da Fórmula 1:

O treino classificatório

A McLaren tinha tudo para largar na pole position no GP da Bélgica de Fórmula 1. Mas viu Lando Norris bater forte quando dominava o treino sob intensa chuva em Spa-Francorchamps. Depois quem acabou frustrada foi a Williams, quando Max Verstappen melhorou o tempo de George Russell já com o cronômetro zerado. O holandês da Red Bull cravou 1min59s765. Russell larga a seu lado com Lewis Hamilton apenas no terceiro posto.

Foi somente a nona pole position da carreira de Verstappen. E muito importante para o holandês tentar recuperar a liderança do Mundial perdida para Hamilton. São oito pontos de distância entre ambos. “Uma classificação muito difícil. Não foi fácil se manter focado e é muito importante ter feito a pole position. Apesar de ser uma bela pista para correr, na chuva fica bem difícil. Estou muito feliz por largar na frente”, comemorou Verstappen.

Detalhes do circuito

Distância: 7.004m
Número de voltas: 44
Recorde em corrida: 1min46s286 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2018)
DRS – 2 zonas
Zona 1: após a curva 4 Zona 2: após a curva 19 (reta dos boxes)
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios).

Curiosidades

Esta semana, a Netflix divulgou o trailer do documentário que fez sobre a carreira de Michael Schumacher. O piloto alemão heptacampeão completou 30 anos desde a sua estreia na Fórmula 1, que aconteceu justamente…na Bélgica. Foi também no circuito de Spa que Schumi conquistou sua primeira vitória, em 1992, e o heptacampeonato, em 2004.

O alemão é o recordista de vitórias do circuito, com seis triunfos.

GP da Bélgica em 2020

Apesar do retrospecto de Lewis Hamilton não ser tão dominante na Bélgica quanto em outros circuitos, em 2020 o britânico sobrou em Spa-Francorchamps. O piloto britânico, que viria a se sagrar heptacampeão na temporada, liderou de ponta a ponta, e venceu seu 89º GP sem sustos.

No pódio, Hamilton homenageou Chadwick Boseman, ator que interpretou o Pantera Negra e havia morrido de câncer dois dias antes da corrida.

Max Verstappen e Valtteri Bottas completaram o pódio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?