Hamilton desbanca Vettel, fatura pole para GP do Canadá e iguala Senna

Piloto inglês alcançou a marca de 65 poles positions na carreira, igualando o ídolo brasileiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

FIA/Divulgação
fia hamilton lewis formula 1 f1 f-1
1 de 1 fia hamilton lewis formula 1 f1 f-1 - Foto: FIA/Divulgação

Lewis Hamilton viveu um dia especial neste sábado. O piloto da Mercedes voou baixo no circuito de Montreal e garantiu a primeira colocação no grid para o GP do Canadá, que acontecerá no domingo (11/6). Mas mais do que uma boa posição na largada, ele pôde celebrar a incrível marca de 65 poles positions na carreira, igualando seu maior ídolo, o brasileiro Ayrton Senna.

Hamilton nunca escondeu o fanatismo por Senna e, por isso, deve ter viveu sensação diferente neste sábado. São quatro primeiros lugares no grid em sete etapas somente este ano, número que prova a capacidade do piloto inglês nos treinos. E ele pode se tornar o líder em número de poles da história da Fórmula 1 ainda em 2017, afinal, está a apenas três do recordista, Michael Schumacher.

Diante do feito alcançado, Hamilton foi convidado para discursar para a torcida e, neste momento, foi surpreendido com um presente: uma réplica do capacete amarelo utilizado por Senna ao longo de sua carreira. Emocionado, o inglês não conteve o choro e afirmou: “Para mim, a maior honra é receber isso”.

E para empatar com Senna, Hamilton teve um desempenho impecável no treino deste sábado. Quando foi pressionado por seu maior rival no campeonato, Sebastian Vettel, foi ainda mais rápido e marcou o tempo de 1min11s459. O alemão, líder do Mundial, completa a primeira fila, com 1min11s795.

Na batalha particular entre Mercedes e Ferrari em que se transformou esta temporada, a segunda fila está composta pelas equipes, na mesma ordem da primeira. O finlandês Valtteri Bottas sairá na terceira colocação, após marcar 1min12s177, deixando para traz seu compatriota Kimi Raikkonen, quarto, com 1min12s252

Sem grande surpresas, a terceira fila do grid ficará com os carros da Red Bull. O holandês Max Verstappen sairá em quinto, após marcar 1min12s403, seguido de seu companheiro, o australiano Daniel Ricciardo, com 1min12s557.

Felipe Massa não conseguiu a sexta posição, traçada sempre por ele como objetivo a cada prova, mas o sétimo lugar não ficou de mal tamanho. O brasileiro viveu um bom dia em Montreal, viu sua Williams responder e sairá na sétima posição, após anotar 1min12s858.

O TREINO – A primeira parte do treino mostrou que o fim de semana novamente não será fácil para a Sauber, que viu seus dois pilotos ficarem nas últimas posições do grid. Marcus Ericsson registrou o 19.º tempo, enquanto Pascal Wehrlein foi ainda pior e sofreu um acidente na reta final do Q1. Stoffel Vandoorne foi outro que voltou a fazer feio, encostou no muro e também foi eliminado.

Alonso passou ileso pelo Q1, mas não conseguiu repetir o bom desempenho dos treinos livres de sexta, quando foi o sétimo mais rápido, e foi eliminado na segunda parte da atividade. Novamente enfrentando problemas com seu motor, ele marcou 1min13s693 e sairá apenas na 13.ª colocação.

Como aconteceu ao longo de toda a atividade, a Mercedes não demorou a tomar a ponta. Se Bottas foi o mais rápido do Q1, Hamilton tratou de mostrar superioridade no Q2 e pulou na frente logo no início do Q3 com a melhor volta do dia até então: 1min11s791. A quatro minutos para o fim, Vettel assustou e quase tomou a ponta, mas ficou apenas quatro milésimo atrás, na segunda posição.

Com pouco mais de um minuto para o fim, então, os quatro concorrentes à pole foram para a pista. E se havia alguém com esperança de ultrapassar Hamilton, foi justamente o inglês quem baixou a marca, fez uma volta praticamente perfeita, com 1min11s459, e deixou os rivais para trás.

O GP do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo, às 15 horas (de Brasília). Vettel é o líder do Mundial, com 129 pontos, 25 à frente de Hamilton. Bottas é o terceiro, com 75, enquanto Raikkonen aparece em quarto, com 67.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá de Fórmula 1:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min11s459

2º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min11s789

3º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1min12s177

4º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min12s252

5º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min12s403

6º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min12s557

7º – Felipe Massa (BRA/Williams), 1min12s858

8º – Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min13s018

9º – Esteban Ocon (FRA/Force India), 1min13s135

10º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 1min13s271

11º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1min13s690

12º – Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min13s693

13º – Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), 1min13s756

14º – Romain Grosjean (FRA/Haas), 1min13s839

15º – Jolyon Palmer (ING/Renault), 1min14s293

16º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), 1min14s182

17º – Lance Stroll (CAN/Williams), 1min14s209

18º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min14s318

19º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 1min14s495

20º – Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), 1min14s810

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?