F1: substituto de Grosjean, Pietro também já sofreu acidente impressionante

O piloto brasileiro ficou dois meses afastado das pistas após batida em maio de 2018, que o obrigou a fazer cirurgia na perna esquerda

atualizado 30/11/2020 10:05

Acidente Pietro FittipaldiReprodução

Confirmado como substituto de Romain Grosjan para guiar um carro de Fórmula 1, no próximo fim de semana, Pietro Fittipaldi também já teve de lidar com um grande susto no automobilismo. Em maio de 2018, o brasileiro sofreu acidente incrível em Spa-Francorchamps, na Bélgica, ao ter problemas com a direção hidráulica do carro e se chocar diretamente contra a barreira de pneus.

Na época, as imagens do acidente percorreram o mundo. O impacto direto nos pneus e a velocidade impressionaram, em treino para as 6h de Spa-Francorchamps. Pietro sofreu uma fratura exposta na perna direita e precisou passar por cirurgia.

A investigação apontou falha no sistema elétrico do carro. Sem a direção hidráulica e a quase 300km/h, o piloto não conseguiu fazer a curva Eau Rouge e bateu.


O retorno

Dois meses após o acidente, cirurgia e fisioterapia, Pietro retornou às pistas na prova de Mid Ohio da Fórmula Indy. Em 2020, foi anunciado como piloto de testes da Haas, equipe de Fórmula 1, pela qual fará sua estreia na categoria. Antes disso, já havia feito testes na escuderia, ainda em 2019.

Agora, quando o jovem de 24 anos alinhar para o GP de Sakhir, no domingo (6/12), ele quebrará um jejum de três anos sem um brasileiro na categoria. Felipe Massa, que defendeu a Williams no GP de Abu Dabi em 2017, foi o último a carregar a bandeira do Brasil na categoria.

Pietro comemorou a chanca de guiar um Fórmula 1 pela primeira vez em corrida, mas fez questão de lembrar de Grosjean. “Será empolgante fazer minha estreia em uma corrida na F-1. Vou dar tudo o que posso e já estou ansioso para o primeiro treino livre, na sexta-feira (4/12)”, disse o brasileiro, por meio de comunicado. Ele também ressaltou que não é a melhor situação para assumir o volante – por causa da lesão do titular.

Vídeos
Últimas notícias