metropoles.com

Alain Prost afirma que deixará F1 caso grid invertido seja implementado

Em entrevista, o tetracampeão e um dos diretores da Alpine destacou que isso pode ser uma das piores coisas a serem feitas na modalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Alain Prost
1 de 1 Alain Prost - Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O tetracampeão da Fórmula 1 e diretor da Alpine, Alain Prost, declarou durante uma entrevista a um podcast da Renault que caso as provas com grids invertidos sejam introduzidas de fato, ele abandonará a modalidade de vez. Para Prost, isso seria a pior coisa a acontecer com a Fórmula-1.

Ele afirma que é preciso manter algumas tradições dentro do esporte, além de entender o motivo que estão por trás de determinadas decisões.

 “A Fórmula 1 precisa seguir tradicional, com tecnologia, sendo o ápice do esporte a motor. Precisamos entender que a melhor equipe vai vencer por ser a melhor, esse é o espírito da Fórmula 1. A ideia do grid invertido é algo que eu odeio. Eu odeio. Eu acho que iria embora se tivermos isso de grid invertido. Acho que é a pior ideia possível. Prefiro que uma equipe domine, porque eles vão ter feito o trabalho necessário. Eu sou aberto, mas sou tradicionalista”, declarou o francês tetracamapeão.

Apesar de se manter contrário a essa possibilidade, Prost destacou que concordou com outras mudanças como, por exemplo, a distribuição de pontos, que agora dá pontos aos 10 primeiros colocados.

“Eu lembro que em 1982 nós todos terminamos umas cinco corridas no ano inteiro porque a confiabilidade dos carros era muito ruim. A confiabilidade hoje é fantástica. Se você ainda tivesse o formato de seis primeiros conseguindo pontos, algumas equipes nunca teriam pontos. Você precisa fazer ajustes de alguma forma”, relembrou o ex-piloto.

O grid invertido

Rejeitada em 2020 após recusa da Mercedes, a proposta tem como base trocar as classificações feitas aos sábados por uma corrida de 25 voltas. Nela, o grid seria estabelecido levando em conta a classificação no campeonato, mas invertida.

Ou seja, caso entrasse em vigor, Max Verstappen largaria na última posição, enquanto o polonês Robert Kubica sairia na 1ª colocação. O resultado dessa corrida definiria as posições de largada no dia seguinte.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?