Árbitros começam preparação para o Candangão 2020

Treinos começam nesta terça-feira (14/01/2020). Bola rola para o torneio local no dia 25 de janeiro

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 13/01/2020 11:13

Amanhã, dia 14, começa a pré-temporada dos árbitros que atuarão no Candangão 2020. Serão sete dias de instruções e treinamentos ministrados por um instrutor da CBF.

A programação contará com atividades teóricas realizadas no auditório da UnB e treinamento de campo realizado no campo sintético do Varjão.

A parte teórica terá como temas principais as situações que mais causam polêmicas no mundo da arbitragem: lances de mão intencional/não intencional, pênaltis, faltas, impedimento e manejo de jogo pelo árbitro.

Quase setenta árbitros foram convocados, dentre eles árbitros da CBF, da federação e os novatos considerados promissores. É um número bem elevado para um campeonato com apenas 12 equipes e pode dispersar um pouco o treinamento. Por outro lado, o intuito é aproveitar a oportunidade para que todos recebam as orientações.

É bem provável que nesse campeonato surjam novos nomes no apito como parte de um processo de renovação do quadro de árbitros. O que é muito bom.

Já participei de várias pré-temporadas e elas são fundamentais para que o árbitro, que estava de férias, volte às suas atividades e refresque sua memória em relação às regras e orientações. Para o gestor de arbitragem também é uma ótima oportunidade para deixar seu recado sobre o que ele espera da arbitragem no campeonato.

É o momento certo para ajustar e unificar critérios e definir conceitos de regras, porque depois começar fica bem mais difícil.

O sucesso de uma pré-temporada depende muito da clareza das instruções e sucesso do campeonato depende da maneira como os árbitros as aplicam dentro de campo.

O Candangão começa dia 25 de janeiro. Boa sorte ao árbitros de Brasília, que façam um excelente campeonato!

Últimas notícias