metropoles.com

Árbitro da final da Copa de 1986, Romualdo Arppi Filho morre em SP

Arppi filho foi o juiz da final da Copa de Mundo de 1986, na qual a Argentina conquistou o bicampeonato mundial em cima da Alemanha

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Tribuna
arbitro arppi filho
1 de 1 arbitro arppi filho - Foto: Reprodução/TV Tribuna

O ex-árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu, neste domingo (5/3), aos 84 anos, em Santos, no litoral paulista. Arppi Filho estava internado no Hospital Ana Costa, onde fazia tratamento renal.

O juiz de futebol apitou a final da Copa do Mundo de 1986, no México. Naquele ano, a Argentina sagrou-se campeã do torneio, vencendo a partida por 3 a 2 em cima da Alemanha. A Argentina conquistou na ocasião o bicampeonato. Os gols que levaram ao título foram marcados por Brown, Burruchaga e Valdano.

Arppi Filho foi o segundo árbitro brasileiro a apitar uma partida de final de Copa do Mundo. Atrás dele, está Arnaldo Cézar Coelho.

Além da Copa, Arppi também foi árbitro das finais do Campeonato Brasileiro de 1984 e 1985; e na final do interclubes, em 1984. Ele também participou das olimpíadas de Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984).

O ex-árbitro iniciou a carreira 14 anos. Nos últimos anos, Arppi Filho passou a viver em São Vicente, também no litoral de São Paulo, onde atuava como corretor de imóveis.

Arppi Filho nasceu em Santos no dia 7 de janeiro de 1939. Ele deixa três filhos e três netos.

Compartilhar notícia